Junto com as redes sociais, o tema preferido
atualmente entre os estudiosos de mídia e tecnologia é a Segunda Tela, fenômeno
que já abordamos aqui algumas vezes (acessem os links no final do texto). Há
inúmeras opiniões e palpites, mas faltam números confiáveis para embasar as
teses que se lê e se ouve por aí. Agora, a Nielsen
– maior empresa de pesquisas do mundo, que no Brasil é associada ao Ibope –
acaba de divulgar um estudo que pode funcionar como indicador (ou quase isso)
do que de fato acontece entre os consumidores.
Antes, algumas observações. Para variar, a pesquisa
se restringe ao mercado americano e não necessariamente pode ser replicada a
outros países. O espetáculo a que estamos assistindo no Brasil, por exemplo,
com milhares de pessoas indo às ruas para protestar, está completamente fora da
curva de adesão aos dispositivos portáteis. Tem sido tudo tão rápido e dinâmico
que pesquisa alguma seria capaz de detectar ou interpretar o fenômeno. Mesmo
assim, é fato que as redes sociais e o uso da segunda tela (a primeira é sempre
a do TV) desempenham papel fundamental na mobilização dos brasileiros.
Dito isso, vamos aos números da Nielsen:
— 34% das pessoas com mais de 18 anos já possuem um
tablet, o que significa quase o dobro de um ano atrás (18%);
— 46% dos usuários de smartphones e 43% dos que
utilizam tablets já adquiram o hábito de acessá-los enquanto estão assistindo
televisão; mais de 30% o fazem várias vezes por semana;
— Quase metade dos que têm tablet usam o aparelho
para fazer buscas na internet sobre o conteúdo que estão vendo na televisão;
68% simplesmente ficam navegando;
— Mais da metade de todos eles (usuários dos dois
aparelhos) visitam suas redes sociais enquanto estão vendo TV, e pelo menos 20%
participam de conversas ou discussões sobre o conteúdo exibido;
— Ainda é baixo (15%) o percentual de pessoas que
assistem a um programa de TV a partir de uma recomendação vista nas redes
sociais;
— E um dado importantíssimo: 20% de quem possui
tablet já comprou algum produto usando esse aparelho, logo depois de ver o
anúncio na televisão.
Aqui, links para comentários interessantes a
respeito:
[Orlandobarrozo]
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