26 de junho de 2013

Wi-Fi AC, três vezes mais rápido, chega aos smartphones

O padrão AC de redes sem fio não é novo, mas a implementação em dispositivos portáteis andava bem devagar. O Wi-Fi AC (ou 802.11ac) é uma evolução do atual Wi-Fi N, prometendo velocidades até três vezes mais rápidas, atuando em frequência de 5 GHz, o que, na teoria, favorece streaming e download de conteúdo com resolução Ulta HD, como o 4K, já que oferece um sinal mais estável e com menor latência.

Embora já exista alguns dispositivos ac no mercado, eles ainda não foram certificados pela Wi-Fi Alliance, que apenas essa semana divulgou seu programa de certificação para o padrão, para que todos os fabricantes sigam determinadas normas para uma comunicação entre esses dispositivos de forma mais “estável”. Segundo a associação, apenas quando esses produtos chegam de forma efetiva ao mercado, é que se pode começar a traçar normas a serem seguidas para o processo de certificação. Isso ocorreu com o 802.11 n, que por muito tempo tinha produtos Draft-N, ou seja, sem todas as conformidades finais, sendo vendidos.

A Samsung tá dando uma forcinha, ao colocar o padrão em sua linha de smartphones gigantes Galaxy Mega, além do Galaxy S4 Active. Segundo o pessoal do GigaOM, um outro modelo misterioso, com SCH-P729, também trará o recurso.

[Planetech]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.