26 de junho de 2013

Portáteis são alternativa e complemento ao TV



O consumidor brasileiro está mudando a forma de se relacionar com seu televisor. Além da grade convencional das emissoras e dos filmes em DVD ou Blu-ray, boa parte deles está buscando alternativas de conteúdo. Atentos a essa mudança, alguns fabricantes estão introduzindo recursos que vão além do próprio TV. 

Um dos novos modelos da Panasonic - um LED-LCD de 39 polegadas - tem como diferencial a função Media Player. Através de um conector USB, esse TV reproduz arquivos de vídeo (e também de áudio) armazenados num pen-drive ou num disco rígido externo. Podem ser inclusive vídeos em alta definição, gravados no formato de compactação MKV, muito comum na internet. Embora não seja aprovado pelas produtoras de cinema e vídeo, esse formato permite visualizar na tela do TV uma série de conteúdos disponíveis na rede, com melhor qualidade de imagem.

Outro fabricante que está ampliando o acesso a conteúdos diversos via TV é a Philips/TP Vision. A empresa adotou uma tecnologia chamada Miracast, que na verdade é um aplicativo para "espelhar" o TV com um celular: aproximando os dois aparelhos, o usuário consegue transferir a imagem de um para o outro, sem necessidade de cabo ou de configurações complicadas. Com isso, pode escolher se deseja ver o programa na tela grande ou, dependendo da conveniência, na telinha. Esse recurso está presente nos novos modelos de 55" e 46" da empresa, que também acessam redes Wi-Fi.

A mudança de comportamento do consumidor brasileiro em relação aos TVs fica clara também em pesquisas divulgadas recentemente. Segundo a consultoria GfK, o faturamento da indústria com esses produtos aumentou 8% no primeiro trimestre do ano, sendo que os destaque foram os TVs 3D e Smart com telas de 46" e 47". Já a CVA Solutions estima que o segmento de telas finas atinja este quase 80% das vendas entre todos os tipos de TV, contra 28,9% em 2010. Esse mesmo estudo apontou que já é de 20% o percentual de consumidores que utiliza os recursos smart dos TVs, entre as principais marcas, pelo menos três vezes por semana.


[HT]

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