30 de junho de 2013

Aprenda a conectar a TV ao Home Theater

Ao comprar um home theater novo é possível que se tenha dificuldade para conectar o gadget à televisão, de modo a desfrutar de qualidade sonora a todo momento. Por isso, o TechTudo preparou uma matéria especial para que você entenda como realizar as conexões entre sua TV e o home theater.

HomeTheaters são cada vez mais comuns nos lares brasileiros (Foto: Reprodução)
Home Theaters são cada vez mais comuns nos lares brasileiros (Foto: Reprodução)
 
TV com HDMI
Se você tem uma TV com conexão HDMI, basta conectar uma ponta do cabo HDMI na saída HDMI do aparelho e a outra ponta na entrada HDMI da TV (HDMI IN). Neste caso, imagem e som são levados por meio do mesmo cabo. Dessa forma, basta uma conexão para que a imagem e o áudio funcionem com alta definição.
 
TV sem HMDI
Caso a sua TV não possua entrada HDMI, será necessário utilizar a entrada AV. Por padrão das conexões AV, uma entrada/saída de áudio possui as cores branca e vermelha e uma entrada/saída de vídeo possui a cor amarela.

Neste caso, para ligar a TV ao home theater, você vai precisar de um cabo RCA, que possivelmente acompanha o novo gadget. Caso não acompanhe, você pode comprar em qualquer loja de eletrônicos.

Conecte o cabo com ponta amarela nas respectivas entradas: na TV (Video In) e no home theater (vídeo out). Para o som (pontas vermelho e branco), conecte a saída de áudio do home theater (Audio Out) na entrada de áudio da TV (Audio In).

Som da TV no Home Theater
Se você deseja que o som da TV (com ou sem HDMI) saia nas caixas do home theater, é necessário conectar uma das saídas de áudio da TV em uma entrada de áudio no aparelho, como mostra a seta laranja na figura abaixo.
HomeAndTv (620 px)
Conexão entre a TV e o home theater (Foto: Reprodução)

Neste caso, o cabo de áudio utilizado deve ter um conector P2 (mesmo de fones de ouvido) em uma ponta e dois conectores RCA na outra, um vermelho e um branco. Este cabo é facilmente encontrado em lojas de eletrônicos. Além disso, o home theater precisa estar configurado para que a entrada de áudio seja através da conexão auxiliar.
 
Atenção!
As dicas apresentadas nesta matéria podem não ser adequadas ao seu modelo de TV ou home theater. Por esse motivo, é importante que você verifique quais são as conexões do seu televisor antes de adquirir um home theater. Verifique os tipos de conexões disponíveis para que não ocorra nenhum tipo de incompatibilidade diante da sua necessidade.

Além disso, uma ou outra configuração na TV e/ou home theater podem ser necessárias para o correto funcionamento do som. Neste caso, confira o manual dos equipamentos para acessar corretamente os menus e realizar as definições, bem como encontrar outras advertências.

[Techtudo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.