30 de junho de 2013

Água de colônia está de volta em versões de marcas famosas

O cheirinho é bem mais suave que o de um perfume, e, por isso mesmo, casa muito bem com o clima tropical. A nova versão dos frascos que vem ganhando espaço nas prateleiras está sendo chamada de eau fraîche ou água perfumada. Mas pode chamá-la também de colônia. Sim, a boa e velha água de colônia está de volta. Não que ela tenha sumido totalmente do mercado, mas agora surge repaginada, a começar pelo nome.

As grandes grifes de perfumes, por exemplo, andam investindo nos vidros de eau, com grandes lançamentos e campanhas. Nina Ricci foi uma das mais recentes. Pela descrição, parece um perfume tradicional: notas de flor de maçã, gardênia e almíscar branco. A diferença do vidro rosa da Nina L’eau, porém, está na concentração, bem menor, das essências.

Assim é também a versão água fresca feminina de L’eau de Chloé (com rosas), Fan di Fendi (com chá verde) e Dahlia Noir, de Givenchy (com notas de cedro e almíscar).

Especialista no assunto há mais de 20 anos e autora do livro “Guia de perfumes”, Renata Ashcar explica que todos os perfumes e águas são elaborados com água, álcool e fragrância — esta última é a combinação de diferentes ingredientes aromáticos.

— No caso do perfume, essa combinação pode chegar até a mais de 20% da composição, já as águas de colônia têm, em média, 10% de concentração — explica Renata. — A maneira de usar é a mesma: o produto deve ser sempre aplicado nos pontos de maior pulsação sanguínea, como nos pulsos, na nuca e entre os seios.

Além dos frascos sofisticados, os vidrões à moda antiga, que lembram os do tempo da vovó, preservam um certo charme. Nesse caso, as colônias são ainda mais levinhas, sugerindo que se espalhe por todo o corpo, num banho de cheiro. Como a fixação é menor (quanto menos concentradas, menos as fragrâncias duram na pele), dá para caprichar mais na quantidade.

A linha L’Occitane en Provence é assim, com opções de aromas florais, cítricos e frutais. A L’Occitane au Brèsil (nova marca do grupo, só com matérias-primas brasileiras) também lançou uma coleção de colônias com nomes entre Jenipapo e Mandacaru.

As brasileiras O Boticário e Natura apostam em versões de águas que são chamadas de splashes, uma espécie de colônia desodorante.

— Nestes caso, as concentrações de fragrâncias caem ainda mais, para 3% — diz Renata Ashcar.

O Boticário lançou 12 cheirinhos, com misturas como jabuticaba e castanha; mandarina e damasco; e rosa e cassis. Já a Natura vai ampliar em julho a linha Ekos, com as águas perfumadas por essências exóticas de sementes de cumaru e óleo de priprioca.
 
 
[Globo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.