6 de novembro de 2012

IFA confirma que Smart TVs vieram para ficar



Mais do que novos recursos de imagem e som, o que está diferenciando os televisores no mundo atual é o conteúdo. Ou, como divulgam os principais fabricantes, os aplicativos, principal característica dos smart TVs, também chamados "TVs conectados". Na edição 2012 da IFA, encerrada nesta 4a. feira em Berlim, o que mais se viu foram TVs com menus repletos de apps, alguns capazes até de transformar as funções usuais de um TV.

Foi o caso das novas linhas LG e Samsung, que trazem a plataforma Google TV. Ainda em testes para ser colocado no mercado internacional, esse aplicativo promete mudar completamente o papel do televisor na vida do usuário, já que integra, de forma amigável, recursos da TV tradicional e da internet, inclusive o famoso mecanismo de buscas da empresa.

A LG mostrou na IFA seus novos TVs smart com sistema operacional Android, que utilizam processador dual-core para gerenciar a entrada e saída de dados. Os TVs já vêm com navegador Chrome, acesso direto ao YouTube e à loja virtual Google Play, onde os aplicativos podem ser atualizados. Tudo pode ser acionado com o controle remoto Magic Remote, que além de sensor de movimentos possui teclado para facilitar a digitação.

Já a Samsung anunciou como sua principal novidade a introdução do jogo Angry Birds, famoso entre usuários de aparelhos portáteis, entre os apps de seus TVs. A empresa revelou já ter licenciado mais de 2 mil aplicativos para TVs, que ao todo já foram baixados mais de 45 milhões de vezes. Esse número deve subir expressivamente com a inclusão da plataforma Google TV nos modelos a serem lançados a partir de agora.

Também apostando na conectividade, a Panasonic aproveitou a IFA para demonstrar os novos recursos de sua plataforma Smart Viera. Um deles é o chamado swipe: o usuário pode transferir facilmente conteúdos de um tablet ou smartphone para o TV, ou vice-versa. Alguns dos novos TVs da marca virão com entrada para cartão do tipo SD, permitindo ainda maior interação. Com o aplicativo Remote App Pro, diz a empresa, qualquer celular ou tablet pode ser transformado em controle remoto desses TVs. Nas demonstrações feitas na IFA, o app permitiu até mesmo transferir programas de TV ao vivo para o aparelho portátil.

[HT]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.