4 de novembro de 2012

Europa ganhará estradas high-tech em 2013

A partir do próximo ano a Holanda começa a contar com sistemas que transformarão suas estradas em passagens high-tech. Uma parceria entre o Studio Roosegaarde e a Heijmans Infrastructure pretende criar as primeiras rodovias inteligentes da Europa, com pistas mais seguras, sustentáveis e intuitivas.

Os parceiros mostraram os protótipos durante a Semana de Design Holandesa, de onde saíram, no último domingo, 28, com título de "Melhor Conceito de Futuro". A ideia é tirar o foco dos carros e dar mais atenção à experiência da direção.

As estradas terão pintura para brilhar no escuro, outras, pintura dinâmica, iluminação interativa, indução de faixa prioritária e iluminação de vento. Tudo está programado para entrar em funcionamento nos próximos cinco anos.

Duas dessas ideias (Glow-in-the-dark Road e Dynamic Paint) serão vistas em 2013. No caso da primeira, trata-se de um sistema que carrega os postes de luz durante o dia e os liga durante a noite, período pelo qual funcionam com autonomia de 10 horas.

Já a segunda iniciativa serve para mostrar sinalização sazonal - cristais de gelo podem aparecer desenhados, por exemplo, se estiver frio e a pista estiver escorregadia.

[Olhardigital]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.