21 de novembro de 2012

BBB 13: Globo fará primeira transmissão 3D em janeiro de 2013

Que a Globo está anos luz à frente da concorrência quando o assunto é tecnologia de transmissão, alta definição e agora UHD (ultra alta definição), não há dúvida. Prova são os investimentos contínuos que a emissora vem fazendo nos últimos anos, inclusive com a captação de alguns programas em 4k, mesmo sendo apresentados em 1080i.

Enquanto o UHD não chega por aqui, a emissora tenta esconder a sua primeira grande surpresa para 2013: o Big Brother Brasil será o primeiro programa da Globo a ser totalmente transmitido em 3D.

Se já é tradicional a venda de pay-per-view para os fãs deste programa, a novidade agora fica por conta da inclusão de um canal na TV paga com 24 horas de imagens em 3D, gravadas por 25 câmeras que foram adquiridas junto a Panasonic, e que trazem duas lentes para a formação da imagem tridimensional. O programa deverá contar com aproximadamente 50 câmeras para flagrar os participantes, portanto a outra metade das imagens será de conteúdo 2D convertido para 3D.

O curioso nessa história é que a Sony é o parceiro mais atuante da Globo, inclusive com os equipamentos da emissora sendo, em sua grande maioria, comprados junto a empresa japonesa. O que se sabe é que Sony e Panasonic vinham disputando uma concorrência para o fornecimento de todo o material necessário (câmera, switcher, mesa de edição, etc) e a Panasonic levou vantagem no final, embora oficialmente a empresa afirme que ainda está em negociação com a Globo e não revele os modelos oferecidos. Mas é inegável que quando o assunto é 3D, a Panasonic, desde a produção de Avatar, é quem lidera a tecnologia.

Vale lembrar ainda que no Carnaval deste ano a TV Globo, Sony e LG fizeram uma parceria para captar imagens do desfile em 3D e 4K (algumas Smart TVs da LG trazem o aplicativo para os usuários conferirem as cenas em três dimensões). Durante os desfiles, foram usadas apenas duas câmeras Sony (CineAlta F65, 4k e 3D) e o resultado deixou todos os envolvidos entusiasmados, tanto que as imagens foram exibidas em eventos internacionais como NAB 2012 e na própria IFA (pela LG).

Voltando para a transmissão do BB13 em 3D, para a TV aberta não será gerada a imagem tridimensional, apenas em alta definição, novidade também no caso do reality, já que a Globo até a edição passada sempre optou pelo programa em SD.

[Planetech]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.