6 de novembro de 2012

3D sem óculos: uma pista

Falando nos alemães do Instituto Fraunhofer, eles acabam de ser premiados com o “Best Conference Paper Award”, da IBC 2012, encerrada ontem em Amsterdam. Esse é o evento técnico mais importante da Europa na área de displays, e a premiação se refere a um trabalho apresentado pelo Instituto, sob o título “Conversão Totalmente Automática de Estéreo para Multitelas em Displays Autoestereoscópicos”. Traduzindo: um novo processo de conversão de imagens 3D em vídeo para uso em displays sem necessidade de óculos especiais.
 
Os cientistas do Fraunhofer explicam no estudo que criaram um novo método para gerar imagens 3D autoestereoscópicas – ou seja, que podem ser vistas mesmo sem óculos – a partir de sinais convencionais, tecnicamente chamados “estéreo 3D”. Ao contrário dos displays desse tipo conhecidos hoje, as imagens podem ser vistas igualmente por grupos de pessoas, sem diferenças conforme o ângulo de visão, problema que relatamos aqui em relação aos protótipos mostrados na IFA 2012.

Ao conceder o prêmio, o pessoal da IBC (International Broadcast Convention) reconheceu que o trabalho é importante porque atende a uma demanda concreta do mercado, lembrando que a tecnologia 3D só será bem sucedida com o advento de formatos que não dependam de óculos especiais. O que encantou a plateia, segundo o site especializado Display Central, foi que os alemães não se limitaram a descrever o processo; fizeram uma demonstração prática no estande do Fraunhofer montado no evento.

Claro, ainda estamos longe de ver displays desse tipo à venda no mercado – as previsões mais otimistas são para 2015. Mas, sem dúvida, mais um grande passo foi dado.

[Orlandobarrozo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.