6 de novembro de 2012

E o que esperar dos TVs OLED?



Se os TVs OLED serão ou não dominantes no futuro, ninguém sabe. Comentamos aqui outro dia sobre as dúvidas levantadas por alguns experts, inclusive pessoas da própria indústria. E, na IFA este ano, como já havia acontecido na CES, em janeiro, a resposta, se houver, parece mesmo que estará nas mãos dos coreanos. LG e Samsung continuam sendo as maiores divulgadoras da tecnologia de diodos orgânicos, embora ambas tenham retardado seus planos de lançar o produto comercialmente. Vai ser difícil vê-lo nas lojas este ano, como se esperava, e quando isso acontecer talvez não sejam os mesmos aparelhos que estão expostos aqui em Berlim.

A Samsung exibe até um protótipo de 75 polegadas, mas ressalvando que não há planos de lançá-lo, pelo menos por enquanto. O foco é mesmo o de 55″, já mostrado na CES e comentado aqui, aliás muito parecido com o da LG; este (na foto acima) traz como principal diferencial a espessura (4mm, contra 7,6mm da concorrente), mas, sinceramente, a esta altura não sei se esse detalhe vai fazer muita diferença para o consumidor.

O desafio dos fabricantes hoje é produzir OLED com a mesma eficiência, confiabilidade, e entregar os aparelhos com a mesma agilidade dos TVs atuais. O custo sempre será mais alto, mas a questão é saber se vai ser possível ganhar dinheiro, depois de tantos investimentos. As duas empresas coreanas informam que estão montando grandes estruturas industriais para dar suporte a essa nova e sofisticada tecnologia. Não se trata apenas de um painel mais avançado; toda a linha de produção é mais complexa.

Qualidade de imagem? Não há como comparar com nada do que existe atualmente. Mas é sempre bom lembrar que o que estamos vendo nos eventos são protótipos. Como será quando saírem milhares deles das fábricas?

[HT]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.