6 de novembro de 2012

Mercado mostra TVs cada vez maiores



Quanto maior a tela, melhor a qualidade da imagem. Essa crença, disseminada entre muitos usuários de TVs pelo mundo afora, está sendo útil à indústria no momento em que busca aumentar sua rentabilidade. A queda nos preços dos TVs vem afetando os balanços dos principais fabricantes, e vender modelos de tela maior (naturalmente a preço mais alto) pode ser uma saída.

Durante a IFA, esse raciocínio esteve nas entrelinhas de vários discursos e entrevistas. "Com esse tamanho, todos podem ver que nossa qualidade de imagem é de fato a melhor", comentou, entusiasmado, o italiano Alberico Lissoni, vice-presidente da Sharp Europa, ao apresentar seu TV LED de 90", com resolução 4K. A empresa exibiu a maior variedade de telas grandes do evento, colocando enfileirados modelos de 50", 60", 70", 80" e 90". Só não ganhou no quesito "tamanho" porque a Panasonic estava com plasmas de 103" e 145" (este também 4K, mas sem previsão de lançamento, por enquanto).

Além do tamanho, a questão da resolução é vista pelos fabricantes como estratégica nos próximos anos. Embora muitos países ainda não tenham absorvido totalmente a alta definição, esse não é o caso dos chamados "mercados maduros", como Europa e América do Norte. "Sem dúvida, há espaço para telas maiores e novas tecnologias", disse o CEO da TP Vision, Maarten De Vries. "Mas precisamos ter rentabilidade", acrescentou, referindo-se a sua empresa, uma joint-venture entre a holandesa Philips e a taiwanesa TPV.

Mais incisivo, Kazuo Hirai, presidente da Sony, convidou os jornalistas para olharem de perto seu TV 4K de 84", que exibia o trailer do próximo 007, a estrear no final do ano. "Duvido que encontrem uma imagem melhor", desafiou o executivo. "Com aparelhos como esse, temos tudo para reconquistar o mercado." A empresa já lançou em alguns países uma linha de projetores 4K. Hirai assumiu o cargo em abril com a dura missão de fazer a divisão de TVs da Sony voltar a ser lucrativa. "Sei que é um enorme desafio, mas esta empresa não pode parar", concluiu.

Mas os concorrentes coreanos também estão se preparando. Pelo menos a LG confirmou que aposta alto na tecnologia 4K, mostrando um modelo de 84" (semelhante ao da Sony) e revelando planos de colocá-lo no mercado internacional nos próximos meses. O produto foi lançado oficialmente na Coreia na semana passada e, segundo Havis Kwon, presidente da divisão de eletrônicos, o cronograma prevê colocá-lo nos países onde houver maior demanda, incluindo a América Latina.

[HT]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.