6 de novembro de 2012

Tecnologia OLED opõe fabricantes coreanos



Dias antes da abertura da IFA, na semana passada, surgiram na internet notícias de que a LG estaria colocando em suspenso o lançamento de seu TV OLED de 55", apresentado na CES, em janeiro. O motivo seria a dificuldade de fabricar o produto e distribuí-lo no mercado internacional a um custo não muito alto. Meses atrás, a Samsung - outro fabricante que havia demonstrado a novidade na CES - informou que decidiu deixar o lançamento para 2013.

Verdade ou não, o fato é que as duas grandes rivais apareceram na feira de Berlim com os mesmos modelos de janeiro, só que ligeiramente aperfeiçoados. E desmentiram que estejam pensando em adiar seus planos para o OLED. Essa tecnologia é vista por muitos especialistas como o futuro do mercado de TVs, já que atinge performance muito superior à dos atuais LED-LCDs. "Muito em breve nossos aparelhos da marca estarão no mercado", anunciou o vice-presidente da divisão de consumo da Samsung, Hyun-suk Kim, ao abrir o estande da empresa.

Para provar que a aposta no OLED é pra valer, o executivo enumerou os aprimoramentos feitos no aparelho apresentado antes. O modelo ES9500, de 55", além de exibir imagens 3D e poder ser comandado por voz ou gestos, agora possui uma função chamado Multiview: a tela pode ser dividida ao meio, mostrando duas imagens ao mesmo tempo.

Por sua vez, a LG anunciou como grande inovação de seu TV OLED, também de 55", o fato de ter ficado ainda mais fino: sua espessura agora é de 4mm, contra 7,6mm da concorrente. Outra diferença, esta mais importante do ponto de vista técnico, é que a LG utiliza o chamado "OLED branco" (WOLED), um filtro aplica na parte interna do painel que, segundo a empresa, permite distribuir a luz de modo uniforme; com isso, cai o custo de fabricação, sem perda de qualidade na imagem.

"Nosso objetivo é atingir o maior número possível de consumidores", explicou o vice-presidente da LG para a área de design, Kunpyo Lee. "Esse aparelho mede 4mm e pesa apenas 10kg, com a qualidade de imagem que todos estão vendo. Só precisamos agora definir as questões relativas à distribuição."

[HT]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.