27 de abril de 2010

Teste: TV 3D atinge o auge em contraste

Sei que muitos podem discordar desse título, por achar que estamos iludidos com as fantásticas imagens em terceira dimensão, mas desde a última quinta-feira (8), quando a TV 3D Samsung série 8000 chegou em nossa redação, nossa equipe não tira os olhos da tela. O maior apelo desse aparelho é a reprodução das imagens em 3D, porém, algumas características durante a exibição de conteúdos 2D também nos chamaram a atenção.

A primeira foi bom processador de vídeo que conseguiu trabalhar de maneira eficiente os sinais de resolução standard e HD, oferecendo imagens com um mínimo de ruídos (quase imperceptíveis) e contornos muito bem definidos. A segunda é o contraste. Já tínhamos visto que as LCDs de LED do tipo Edge Lit, da LG (vídeo) e da Samsung (vídeo), testadas meses atrás, apresentam uma ligeira superioridade na qualidade do contraste diante dos melhores painéis LCDs com backlight fluosforescente.

No entanto, ao conhecer esse novo LCD de LED da Samsung, é possível afirmar que, finalmente, a tecnologia LCD está chegando ao seu ápice no que se refere à reprodução de preto profundo e nuances de cinza escuro. A presença de blocos de lâmpadas de LED instalados atrás dos pixels possibilita um controle mais preciso da luminosidade em cada região do painel. O resultado é o aumento (natural) do contraste dinâmico e o bloqueio total de luz nas cenas escuras. Pela primeira vez em uma LCD, não vimos “vazamentos de luz” nas extremidades da tela durante a exibição de imagens escura.

Alguns entusiastas “pró plasma” podem achar essas conclusões um exagero, mas uma coisa é certa: a chegada das LCDs de LED, especialmente do tipo Local Dimming, pode mostrar que os plasmas já não são mais imbatíveis quando o assunto é contraste.

[Planetech]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.