17 de abril de 2010

Copa em 3D no Brasil: prepare-se!

Pense rápido: o que seria preciso para que o público brasileiro tivesse acesso à transmissão dos jogos da Copa em 3D? Primeiro: ter TVs 3D à venda no mercado. Bem, essa questão já está superada. LG e Samsung, por exemplo, já anunciaram a chegada de seus TVs com essa tecnologia para venda até o final de abril. Descobri até que a produção dos TVs 3D da série 7000, da Samsung, já começou na fábrica de Manaus. Nessa área, temos ainda mais uma novidade: a Sony vai reunir a imprensa na próxima semana para anunciar sua linha 3D, que será composta por TVs, PlayStation, projetores e câmeras.

Mas de nada adianta ter o TV se os jogos não forem transmitidos em 3D. Correto! A FIFA divulgou esta semana que, ao todo, serão transmitidas em 3D 25 partidas do torneio, incluindo os três jogos da seleção brasileira da primeira fase – contra Coreia do Norte, Costa do Marfim e Portugal. Ao todo, 15 jogos da primeira fase do torneio sul-africano serão disponibilizados nesse novo formato.

Para fechar, é preciso que as emissoras se interessem em distribuir as imagens em 3D do torneio para o público brasileiro. Mas, vamos juntar os fatos: pela insuficiência de banda, as transmissões em 3D vão se restringir à TV paga.

Estive recentemente conversando com Alessandro Maluf, gerente da Net, e ele me garantiu que a operadora está preparada para exibir imagens dos jogos da Copa em 3D para os assinantes dos serviços Net HD Max e Net HD sem qualquer alteração em seus decoders (bastando apenas uma atualização de software para a visualização correta dos menus em 3D). Só faltava chegar a um acordo com os programadores (até porque as experiências com o Carnaval e a Fórmula Indy foram feitas em parceria com Globo e Band).

Agora, vamos lembrar que toda a infra-estrutura para a geração de imagens em 3D na Copa é oferecida pela Sony, patrocinadora oficial do evento. Além disso, foi o fabricante que viabilizou a infra-estrutura para as transmissões do Carnaval e da Fórmula Indy no Brasil.

E não é que a Sony marca uma coletiva de imprensa para a próxima semana anunciando a presença de Marcio Carvalho, diretor de produtos e serviços da Net. Coincidência? Claro que não! Há fortes indícios de que a notícia oficial da transmissão da Copa em 3D no Brasil será dada na próxima semana, confirmando o que fontes na indústria já tinham me confidenciado em off.

[Planetech]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.