22 de abril de 2010

Globo aumenta investimentos em novas mídias

A nova novela Rede Globo, “Passione”, que estréia em maio, terá uma versão online, em fragmentos, para que os fãs assistam via internet, pelo computador ou até pelo celular, do modo mais conveniente. Essa será uma das grandes mudanças na estratégia da maior emissora brasileira em 2010, que também inclui a primeira cobertura ao vivo de um evento em 3D (a Copa do Mundo).

Se der certo, a criação de programas em formato online passará a ser adotada em todas as futuras novelas da, promete Manoel Martins, diretor artístico da emissora. Segundo ele, a distribuição de conteúdo via web e para terminais móveis é uma grande aposta da Globo. “Não apenas o conteúdo convencional – shows, novelas e minisséries da TV aberta – mas conteúdo especialmente criado para a mídia web”.

A plataforma móvel permitirá também que a emissora faça suas primeiras experiências de TV interativa, diz o diretor de engenharia da Globo, Fernando Bittencourt. “Sem dúvida, um evento como a Copa do Mundo oferece enormes possibilidades para aplicações interativas, principalmente usando os canais 1-seg, de baixa definição”. Um total de 56 jogos da Copa será transmitido ao vivo pelo portal Globo.com e poderá ser assistido em celulares ou computadores com receptor 1-seg. “Com o crescimento da banda larga e da TV Digital, até a audiência dos jogos de outras seleções pode crescer muito”, diz Bittencourt.

Dentro da estratégia de explorar novas mídias, não apenas as novelas mas também os eventos esportivos e o jornalismo da Globo terão maior interação com o telespectador fora dos horários habituais. A idéia é que o público participe mais, inclusive enviando vídeos para exibição nas novas plataformas. E grande parte do acervo de 45 anos da emissora está sendo digitalizada, para ser disponibilizada pela internet, com a introdução de novos modelos de negócio.

Outra decisão já tomada pela Globo é aumentar este ano a oferta de programas transmitidos em alta definição. Além de futebol e novelas, shows como “A Grande Família” e seriados como “Força Tarefa” estão nesse plano. Quanto à TV 3D, a emissora ainda não definiu quando iniciará as transmissões regulares, pois isso depende de haver uma boa quantidade de receptores instalados no País. Estuda-se, por exemplo, a possível transmissão de jogos do próximo Campeonato Brasileiro de Futebol em 3D.

[HT]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.