15 de abril de 2010

Qual a melhor HDTV para você?


Confira um guia para você saber tudo o que precisa antes de trocar de TV

Talvez a primeira coisa que você precise se lembrar é: HD significa alta definição, mas existem várias resoluções diferentes de TVs. Uma TV full HD exibe 1920 por 1080 pixels – a melhor qualidade possível atualmente. Essa é a resolução, por exemplo, dos filmes Blu-Ray. Com esse tipo de mídia, você aproveita toda a qualidade oferecida pela sua TV full HD. Na hora de comprar, avalie se essa qualidade extra vai fazer sentido no seu dia-a-dia. Caso contrário, uma TV HD comum pode combinar melhor com o seu bolso e ainda assim, entregar o prometido.

Um detalhe a ser observado na compra de sua nova TV é a quantidade de entradas HDMI. A regra aqui é simples: quanto mais conexões, melhor. Basta pensar que, a partir de agora, vídeo-games, players de vídeo, computadores e todo tipo de equipamento vão se comunicar na linguagem da alta definição. E aí, é bom que você tenha uma conexão HDMI para cada um desses equipamentos ao invés de ficar trocando os cabos a cada utilização, né?

Outro mito a ser desvendado é que nem toda a programação será transmitida em alta definição. DVDs, shows ou filmes que foram gravados no sistema antigo continuarão sendo exibidos no mesmo padrão. Para exibir em alta definição, é necessário que a captação seja feita nesse formato. Hoje, as emissoras já estão transmitindo grande parte de seus programas em HD. A diferença é gritante e cada vez mais, os espectadores exigirão o novo formato.

Plasma, LCD ou LED? Essa dúvida ainda persiste para alguns. Mas para simplificar a discussão, a história é a seguinte: se você for colocar a TV em um ambiente com luz controlada, tipo uma home cinema ou uma sala bem escura, o Plasma provavelmente vai te atender melhor, com seu contraste insuperável. Aqui, o preto é preto mesmo. Se for colocar a TV em um ambiente claro, com janelas ou portas, opte pelo LCD. O contraste não é tão bom, mas o brilho maior da tela ajuda a compensar as variações de luz. As TVs de LED são ainda melhores no caso de ambientes muito iluminados, mas ainda são bem mais caras. Então, cabe a você definir quanto tem disponível para gastar.

Hoje, o Brasil tem 2 milhões e meio de televisores HD. Este número deve saltar para 7 milhões até a Copa. Mas nem todo o Brasil está coberto pelo sinal digital. Hoje, 152 emissoras têm a autorização do Ministério das Comunicações para transmitir o sinal HD. 20 capitais e 9 cidades-polo já têm cobertura do sinal. Para saber se a sua casa já tem acesso à TV em alta definição, acesse olhardigital.com.br. A gente disponibiliza para você um mapa com a cobertura atual e os prazos futuros para a implantação da TV digital em todo o País.

[Olhardigital]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.