20 de abril de 2010

Novas tecnologias aquecem mercado de TV’s LCD em ano de copa do mundo

Painéis de alta definição com IPS podem impulsionar o consumo de novos aparelhos em um mercado que alcançou nove milhões de unidades vendidas no Brasil, somente no ano passado; Vendas podem atingir 68% a mais que 2009.

Uma pesquisa realizada pela empresa de consultoria especializada DisplaySearch revela expectativa de crescimento de 68% nas vendas de TV LCD em 2010, e 51% nas de tela plana para o mesmo período, em todo o mundo.

A empresa apontou a realização da copa do mundo, evento que aquece o setor de quatro em quatro anos, como um dos motivos para esse crescimento expressivo, mas os números mostram que o mercado já apresentava forte aquecimento no ano anterior, apesar da crise econômica. Em 2009, as vendas de TV’s em todo o mundo cresceram 2%, enquanto as vendas de painéis LCD aumentaram 37%, segundo números da própria DisplaySearch.

“Eventos como a copa do mundo refletem no aumento sazonal da venda de televisores, mas não podemos esquecer que desta vez temos um salto tecnológico com as novas televisões em LED, com painéis IPS e, até mesmo, 3D que, por si só, já são um atrativo para os consumidores”, explica Marcelo Zuffo, Professor Titular do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da USP, e um dos maiores especialistas em televisores LCD no Brasil.

Com esse aumento esperado nas vendas e a variedade de produtos disponíveis no mercado, os consumidores ficam cada vez mais exigentes e atentos na qualidade e alto desempenho dos aparelhos. Com a tecnologia IPS, a imagem se torna mais nítida e brilhante, além de não causar efeito embaçado, ou o chamado “efeito fantasma”, características freqüentes nas tecnologias anteriores devido ao afterimage do objeto em movimento que ficava constantemente na tela. Além disso, os aparelhos cansam menos a vista e consumem menos energia.

[Techlider]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.