26 de abril de 2010

Copa em 3D no Brasil: surgiram obstáculos

Tecnologia, a gente já tem, como comentei aqui na semana passada. Mas, dessa vez, me enganei. Tinha certeza que a presença da diretoria da operadora Net na coletiva da Sony estaria relacionada a uma possível transmissão ao vivo dos jogos da Copa.

Na realidade, não era bem isso. A Net veio reforçar sua atuação pioneira nas transmissões brasileiras em 3D e sua parceria com a Sony (na parte técnica e de infra-estrutura) em dois eventos: o Carnaval 2010 e a Fórmula Indy. TVs 3D da Sony, como dissemos ontem, só em agosto.

Mas isso quer dizer que quem já tiver em casa um TV 3D LG ou Samsung e uma assinatura HD da Net não terá chance de ver os jogos do Brasil ao vivo em 3D? Não é bem assim. Há fortes rumores de que a transmissão vai sair mesmo, embora nada ainda tenha sido dito oficialmente.

Que a FIFA vai gravar 25 jogos (incluindo todos da seleção brasileira, inclusive na primeira fase) é fato. Mas para que as imagens sejam transmitidas em tempo real e de forma aberta no Brasil, alguém vai precisar pagar os direitos de exibição, assim como será feito na Espanha (pela Sogecable) e nos EUA (pela ESPN).

No Brasil, o mais provável é que a Globo assuma a dívida e viabilize as transmissões em tempo real em parceria com a Net. E aqui, surge outro problema: a emissora estaria tendo dificuldade de convencer os patrocinadores do evento a investir no 3D e rachar essa conta. Segundo eles, o valor do investimento seria muito alto para um número tão pequeno de usuários com condições de usufruir da nova tecnologia. Vamos ver como vão caminhar essas negociações…

[Planetech]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.