12 de abril de 2010

7 Recursos Que Faltam No iPhone E Que Esperamos Ver Na Versão 4.0


O sistema operacional para dispositivos móveis seria muito melhor com multitarefa, sincronização wireless e Bluetooth aprimorado, entre outros


A Apple marcou para amanhã (8/4) o anúncio do iPhone 4.0, nova versão de seu sistema operacional para dispositivos móveis. E o que ela mostrará? A atualização para o 2.0 trouxe a App Store, enquanto que a 3.0 incorporou “copiar e colar” e MMS, entre outros recursos.

Muito tem se falado sobre o que ele deve trazer, como a multitarefa e novos comandos de toque. Criamos nossa “lista de desejos” para a nova versão. Confira:

Multitarefa ampla

O iPhone até tem multitarefa, mas ela é muito restrita e atinge apenas os aplicativos da Apple. O sistema de notificação via push (que envia mensagens de softwares desenvolvidos por outras empresas para o usuário) quebra um galho, mas está longe de suprir essa necessidade.

A Apple diz que isso suga bateria e prejudica a performance do equipamento. Mas com sistemas operacionais conseguindo fazer isso de uma maneira mais satisfatória, como acontece como Android e webOS, o momento é muito oportuno para a Apple lançar uma multitarefa abrangente no iPhone.

Tela de entrada e melhorias de gerenciamento

A tela de entrada, com os aplicativos alinhados, precisa de uma atualização, está antiga. E ficar rolando as páginas de softwares para quem tem vários programas é cansativo. Ok, há a ferramenta de busca, mas é possível fazer uma interface mais funcional. Que tal incorporar widgets, como aqueles que temos na Dashboard do Mac, para serviços como tempo ou cotações?

Melhores notificações

O sistema de notificações também precisa ser atualizado. Aquelas mensagens em azul escuro que aparecem no celular são muito feias. E, no caso do iPad, ficaram mais esquisitas: uma caixinha no meio de uma tela “enorme”. E elas não são funcionais. Muitas vezes você tem mais de uma e elas simplesmente se perdem. Que tal a Apple checar a forma como o Android e o webOS lidam com essa questão?

Sincronização wireless

Quem usa o Android descobre que ele foi desenvolvido como se o computador nunca tivesse sido inventado. Ao contrário do iPhone, os smartphones com o sistema operacional do Goolge fazem quase tudo sem “intermediários”.

Gostaria de ver o iPhone (ou o iPad) ir além e abraçar a rede para quase tudo o que atualmente exige uma conexão USB. Logicamente, você não conseguirá sincronizar gigabytes de vídeos via Wi-Fi, mas para menores volumes de dados, por que utilizar fios?

Streaming de multimídia

Por anos a Apple tem feito um bom trabalho em compartilhar arquivos em redes domésticas. Com Mac ou PCs, é possível ver outros computadores rodando o iTunes em sua rede e fazer streaming de música ou mesmo de vídeo entre essas máquinas. E você pode tocar áudio de um Mac com o AirPort Express ou AppleTV via AirTunes. Por que não é possível fazer isso com o iPhone? Queremos uma maior integração do aparelho à rede local, para carregar arquivos e tocar músicas, por exemplo.

Melhoria no Mail

O Mobile Mail no iPad ganhou algumas melhorias bem-vindas, mas o iPhone OS continua com a aplicação básica, que tem muito potencial para ser melhorada. Mas uma caixa de entrada unificada, que permite aos usuários visualizar várias contas em uma lista está a caminho. Há vários outros recursos que podem ser melhorados: a capacidade de enviar e-mails para grupos de contatos, editar pastas, marcar todas a mensagens como lidas, configurar várias assinaturas e de salvar arquivos anexados são algumas delas.

Bluetooth melhorado

Os usuários têm vivido uma relação de amor e ódio com o Bluetooth desde que o iPhone foi lançado. É uma ótima tecnologia, com muito potencial, mas que a Apple não soube explorar de maneira completa. Queremos usar um teclado wireless no iPhone, por exemplo.

Com a versão 3.0 do sistema operacional, o iPhone finalmente ganhou a capacidade de usar headphones Bluetooth, graças ao suporte a A2DP. Mas ainda falta o suporte a AVRCP, que permite que os fabricantes de acessórios ofereçam recursos mais avançados em seus equipamentos, como acesso e navegação em menus e controle de mais de um aparelho.

E o iPhone OS carece de suporte a muito recursos de dados via Bluetooth, que poderiam permitir, por exemplo, ver o número de quem está ligando na tela de um Mac ou transferir dados entre seu desktop e o celular via esse tipo de conexão.

E a lista continua...

É lógico que há outras coisas que poderiam ser melhoradas, como a capacidade de fazer atualizações do sistema sem o uso de fios ou habilidade de personalizar alertas de sons para mensagens de SMS ou de lembretes. Mas já ficaremos muitos satisfeitos se a Apple já adotar alguma das sete sugestões acima.

[Macworld]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.