11 de agosto de 2013

Mercado de TVs 4K cresce dez vezes



No ano passado, foram apenas 62 mil. Mas em 2013 as vendas de TVs com tecnologia Ultra-HD (também chamados 4K) devem atingir a casa de 780 mil aparelhos. E nos próximos três anos a indústria pode experimentar crescimento exponencial, chegando a 22 milhões de unidades vendidas em 2017. 

Os dados são da consultoria americana Futuresource, que pesquisa o mercado mundial de TVs com base em dados oficiais dos fabricantes, fornecedores de componentes e revendedores nos principais mercados internacionais. Contrariando previsões pessimistas do início do ano, as vendas globais dos fabricantes, somando todos os tipos de TVs, devem crescer 6% em 2013.

Segundo os pesquisadores, o segmento de 4K deve decolar a partir de 2015, com uma oferta maior de filmes, shows, documentários e séries de TV gravados em resolução Ultra-HD, além do início das transmissões de TV em UHD em alguns países. "Os fabricantes querem produzir aparelhos de alto valor agregado", disse Simon Bryant, coordenador da pesquisa, lembrando que este ano já estão sendo lançados vários modelos de TV 4K. "Eles esperavam que isso fosse possível com os TVs 3D, mas agora apostam nos 4K. Só que as vendas dependem muito da oferta de conteúdo e também da infraestrutura de redes para poder transmiti-los com boa qualidade."

Em países como EUA, Japão, China e Coreia, já é grande a oferta de TVs desse tipo. Embora não haja ainda filmes para venda ou locação, o maior atrativo explorado pelos varejistas é que os TVs 4K conseguem converter as imagens convencionais (1.920 x 1.080 pixels) para UHD (3.840 x 2.160). Clique aqui para ver o teste do primeiro modelo lançado no Brasil.


[HT]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.