As vendas de PCs
estão caindo, provavelmente, porque os consumidores passaram a investir
mais dinheiro na compra de tablets e smartphones. Um relatório
preliminar do Gartner mostra que 87,5 milhões de computadores foram
vendidos no terceiro trimestre de 2012 nos EUA, uma queda de 8% em
relação ao mesmo período do ano passado.
Em geral, as vendas nesse
período costumam ser puxadas pela volta às aulas, ressalta o Gartner,
mas não foi o caso neste trimestre. Acer e Toshiba, especialmente, são
as fabricantes que mais sofreram com este impacto. Mesmo a Apple viu
suas vendas de PCs declinarem 6% no período. A Lenovo foi a única
fabricante a registrar crescimento.
“A queda do apelo de inovação
dos PCs, combinada com o ambiente econômico desafiador, fez com que os
consumidores optassem por outros aparelhos”, avaliou o diretor de
pesquisa do Gartner Ranjit Atwal, em comunicado.
Embora os dados sejam
preliminares e relativos ao mercado norte-americano, já se observa em
outras economias, como a brasileira, um forte crescimento da
popularidade dos tablets e smartphones. E não falamos apenas para uso
residencial. Nas empresas,
é cada vez maior o número de iniciativas para mobilizar a força de
trabalho. Muitas corporações encontraram em tablets e celulares formas
de acelerar a tomada de decisão e mesmo melhorar o processo de vendas,
por exemplo.
Claro que, como avaliam
diversos especialistas, não existe, ao menos neste momento e no curto
prazo, a morte do PC, ele ainda é extremamente necessário para algumas
funções, mas a sociedade
começa a viver a era do multidispositivo, onde o computador de mesa
acaba por perder espaço para opções que garantem mais mobilidade,
sobretudo, os tablets.
[Techlider]
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