22 de outubro de 2012

PCs perdem espaço para smartphones e tablets cada vez mais

As vendas de PCs estão caindo, provavelmente, porque os consumidores passaram a investir mais dinheiro na compra de tablets e smartphones. Um relatório preliminar do Gartner mostra que 87,5 milhões de computadores foram vendidos no terceiro trimestre de 2012 nos EUA, uma queda de 8% em relação ao mesmo período do ano passado.

Em geral, as vendas nesse período costumam ser puxadas pela volta às aulas, ressalta o Gartner, mas não foi o caso neste trimestre. Acer e Toshiba, especialmente, são as fabricantes que mais sofreram com este impacto. Mesmo a Apple viu suas vendas de PCs declinarem 6% no período. A Lenovo foi a única fabricante a registrar crescimento.

“A queda do apelo de inovação dos PCs, combinada com o ambiente econômico desafiador, fez com que os consumidores optassem por outros aparelhos”, avaliou o diretor de pesquisa do Gartner Ranjit Atwal, em comunicado.

Embora os dados sejam preliminares e relativos ao mercado norte-americano, já se observa em outras economias, como a brasileira, um forte crescimento da popularidade dos tablets e smartphones. E não falamos apenas para uso residencial. Nas empresas, é cada vez maior o número de iniciativas para mobilizar a força de trabalho. Muitas corporações encontraram em tablets e celulares formas de acelerar a tomada de decisão e mesmo melhorar o processo de vendas, por exemplo.

Claro que, como avaliam diversos especialistas, não existe, ao menos neste momento e no curto prazo, a morte do PC, ele ainda é extremamente necessário para algumas funções, mas a sociedade começa a viver a era do multidispositivo, onde o computador de mesa acaba por perder espaço para opções que garantem mais mobilidade, sobretudo, os tablets.

[Techlider]

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