15 de outubro de 2012

Ajudamos você a escolher a melhor TV neste fim de ano

Estamos chegando a mais um fim de ano e, como de costume, boa parte das pessoas aproveita o 13º para trocar de TV. Os preços caíram bastante e quem ano passado comprou um modelo de 32” hoje pode levar para casa uma tela de 40” pelo mesmo valor. Ou melhor, investir em um modelo acima de 50” e aproveitar as imagens 3D com melhor imersão.

Mas não é só esse tipo de dúvida de alguns leitores que chega aqui na redação. Embora pareça uma discussão superada, na hora de decidir muitos ainda nos perguntam qual a tecnologia de tela que entrega a melhor imagem: LED-LCD ou plasma? Ambas têm suas particularidades e evoluíram muito nos últimos anos.

As TVs LCD tinham como deficiência o contraste e a resolução dinâmica. Isso significa perda de nitidez nas cenas escuras e também de definição nas imagens mais rápidas. Hoje, cada vez mais os fabricantes apostam no backlight (luz de fundo) com diodos emissores de luz (LEDs) no lugar das tradicionais lâmpadas fluorescentes. Objetivo: produzir melhor brilho, contraste – incluindo preto mais intenso – e tempo de resposta, além de menor consumo de energia.

No caso do plasma, as críticas eram em direção ao temido efeito burn-in. Hoje, modelos recentes da Panasonic, Samsung e LG são capazes de promover uma queima mais eficiente de fósforo nos pixels e trazem recursos como deslocamento virtual de pixels e descanso de tela. Todas essas características diminuem consideravelmente o período de retenções na tela após uma imagem permanecer estática mesmo durante horas, o consumo energético e aumentam a vida útil do aparelho.

No geral, as plasmas são melhores na reprodução de filmes e esportes, especialmente em ambientes com iluminação controlada. Já as LED-LCDs possuem tela com menos reflexo e são mais recomendadas para imagens estáticas (games, programas de entrevistas e computador/internet).

E quanto ao 3D, se a ideia for optar pela tecnologia de óculos ativos, a plasma também larga na frente com sua alta taxa de renovação de imagem (acima de 600Hz), o que torna as imagens mais estáveis (flicker imperceptível) e com menos fantasmas (crosstalk). E aqueles que quiserem aderir ao conforto e a praticidade da tecnologia 3D de óculos passivos, necessariamente terá de adquirir uma LED-LCD.

Portanto, a dica é visitar lojas ou magazines com show rooms apropriados, verificar ângulo de visão, comparar imagens e recursos Smart TV para finalmente não errar na escolha do melhor modelo para sua sala.

[Planetech]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.