Os gigantes Manchester United e Real Madrid
não têm Lionel Messi, eleito o melhor do mundo nos últimos três anos, e
não conquistam a Liga dos Campeões desde 2008 - no caso dos ingleses -,
mas estão no topo quando o assunto é venda de camisas. Em estudo
divulgado pela "Sportingintelligence" nesta terça-feira, os Diabos
Vermelhos e os merengues aparecem no alto da lista dos últimos cinco
anos (da temporada 2007/2008 até 2011/2012). O Barcelona fecha o pódio.
Os números são impressionantes. Empatados, United e Real atingiram
juntos 2,8 milhões (1,4 milhão para cada) de camisas vendidas em média
por temporada. Os dois já lideravam no quesito em pesquisa realizada em
2010 e não à toa são apontados como donos de grandes torcidas pelo
mercado asiático.
Curiosamente, os dois últimos vencedores da Champions, Chelsea e Barcelona, vêm atrás, embora a diferença seja considerável (1,15 milhão para catalães e 910 mil para ingleses). Completam o top-10 o Bayern de Munique, Liverpool, Arsenal, Juventus, Internazionale de Milão e Milan. Todos são patrocinados ou por Nike ou por Adidas - exceção feita aos Reds, que mudaram de fornecedor recentemente.
Chegada de Van Persie e permanência de Rooney devem aumentar sucesso do Manchester United (AFP)
Os times de Cristiano Ronaldo e Wayne Rooney seguem na ponta se
contabilizamos somente a temporada 2011/2012. De acordo com o mesmo
estudo, que desta vez coloca números aproximados, Real e United venderam
mais de 1,5 milhão de camisas, com Barcelona e Bayern de Munique logo
atrás. Clubes como Borussia Dortmund, Paris Saint-Germain, Olympique de
Marselha e Manchester City figuram na categoria 250 mil a 500 mil
camisas.
"Mais de cinco milhões de itens licenciados do Manchester United foram
vendidos no último ano, incluindo mais de dois milhões de camisas", diz a
página oficial dos Diabos Vermelhos, sem especificar qual período.
Segundo o artigo, o período maior de compras ocorre durante o verão
europeu, no meio do ano, quando justamente os reforços milionários são
contratados e apresentados.
- Os clubes que fizeram a última final da Liga dos Campeões (Chelsea e
Bayern de Munique) apresentaram um aumento em venda de camisas. Mudanças
do kit e sucesso esportivo, assim como global e presença internacional,
são as principais razões para esses números - disse o analista Peter
Rohlmann.
Real Madrid de Cristiano Ronaldo e Di María está em alta entre os consumidores (Foto: Agência Reuters)
[Globo]
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Digite aqui seu comentário.