10 de outubro de 2012

United e Real Madrid lideram venda de camisas nos últimos cinco anos

Os gigantes Manchester United e Real Madrid não têm Lionel Messi, eleito o melhor do mundo nos últimos três anos, e não conquistam a Liga dos Campeões desde 2008 - no caso dos ingleses -, mas estão no topo quando o assunto é venda de camisas. Em estudo divulgado pela "Sportingintelligence" nesta terça-feira, os Diabos Vermelhos e os merengues aparecem no alto da lista dos últimos cinco anos (da temporada 2007/2008 até 2011/2012). O Barcelona fecha o pódio.
 
Os números são impressionantes. Empatados, United e Real atingiram juntos 2,8 milhões (1,4 milhão para cada) de camisas vendidas em média por temporada. Os dois já lideravam no quesito em pesquisa realizada em 2010 e não à toa são apontados como donos de grandes torcidas pelo mercado asiático.

Curiosamente, os dois últimos vencedores da Champions, Chelsea e Barcelona, vêm atrás, embora a diferença seja considerável (1,15 milhão para catalães e 910 mil para ingleses). Completam o top-10 o Bayern de Munique, Liverpool, Arsenal, Juventus, Internazionale de Milão e Milan. Todos são patrocinados ou por Nike ou por Adidas - exceção feita aos Reds, que mudaram de fornecedor recentemente.
van Persie e Rooney gol Manchester United (Foto: AFP)
Chegada de Van Persie e permanência de Rooney devem aumentar sucesso do Manchester United (AFP)

Os times de Cristiano Ronaldo e Wayne Rooney seguem na ponta se contabilizamos somente a temporada 2011/2012. De acordo com o mesmo estudo, que desta vez coloca números aproximados, Real e United venderam mais de 1,5 milhão de camisas, com Barcelona e Bayern de Munique logo atrás. Clubes como Borussia Dortmund, Paris Saint-Germain, Olympique de Marselha e Manchester City figuram na categoria 250 mil a 500 mil camisas.

"Mais de cinco milhões de itens licenciados do Manchester United foram vendidos no último ano, incluindo mais de dois milhões de camisas", diz a página oficial dos Diabos Vermelhos, sem especificar qual período. Segundo o artigo, o período maior de compras ocorre durante o verão europeu, no meio do ano, quando justamente os reforços milionários são contratados e apresentados.

- Os clubes que fizeram a última final da Liga dos Campeões (Chelsea e Bayern de Munique) apresentaram um aumento em venda de camisas. Mudanças do kit e sucesso esportivo, assim como global e presença internacional, são as principais razões para esses números - disse o analista Peter Rohlmann.
barcelona cristiano ronaldo real madrid (Foto: Agência Reuters)
Real Madrid de Cristiano Ronaldo e Di María está em alta entre os consumidores (Foto: Agência Reuters)
 
[Globo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.