17 de outubro de 2012

Com 165 mil milionários, Brasil é o 11º país que reúne mais ricos

Em um ano, o Brasil ganhou mais dez mil milionários – um aumento de 6,2%. O número de milionários saltou de 155 mil em 2010 para 165 mil em 2011, de acordo com o “Relatório sobre a Riqueza Mundial 2012” (World Wealth Report), publicado pela RBC Wealth Management, empresa de gestão patrimonial, em parceria com a consultoria Capgemini.
Com o crescimento, o país passa a figurar em 11º lugar no ranking de países com mais milionários no mundo.

Na primeira colocação, está os Estados Unidos, com mais de três milhões de ricaços. Junto com o Japão e a Alemanha, os EUA respondem por 53,3% dos milionários. Entretanto, segundo o levantamento, a parcela detida por esses três países vem declinando gradualmente (em 2006 era de 54,7%), considerando que os milionários em mercados emergentes e em desenvolvimento continuam a crescer mais rapidamente que nos mercados desenvolvidos.

Para chegar a esse resultado, o relatório analisa os indivíduos com mais de US$ 1 milhão disponível para investimentos. No geral, o levantamento mostrou uma quantidade de milionários aproximadamente igual à de 2010, contudo, quando medido pelo valor dos ativos, o patrimônio disponível para investimento recuou pela segunda vez em quatro anos. Segundo o levantamento, a crise da dívida da zona do euro foi um fator primordial para essa queda de investimentos.

Os EUA, por exemplo, tiveram uma queda de 1,2% no número de milionários. Um dos motivos é que muitos investidores se desviaram para o acostamento, ou pelo menos para investimentos de menor risco, como os títulos do Tesouro norte-americanos, normalmente procurados por sua capacidade de preservação do capital. Junto com os EUA, os outros países que tiveram declínio de milionários foram Reino Unido (-2,9%), Canadá (-0,9%), Austrália (-6,9%), Itália (-1,3%) e Coreia do Sul (-1,5%).
 
Gráfico milionários (Foto: Divulgação)

[Globo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.