21 de outubro de 2012

Japão mostra as tecnologias do futuro



Os principais fabricantes de equipamentos eletrônicos japoneses uniram-se a centros de pesquisa e universidades locais para organizar a edição 2012 da Ceatec (Combined Exhibition of Advanced Technologies), principal feira de tecnologia da Ásia, no início do mês. Além das maiores telas de TV já fabricadas, o evento exibiu uma série de protótipos, em diversos campos, para mostrar que, apesar de todas as dificuldades, o Japão continua sendo o mais importante centro de desenvolvimento no setor.

Como de costume, empresas como Sony, Panasonic, Sharp, Toshiba e Mitsubishi foram as que mais se destacaram, ao lado das operadoras de telefonia DoCoMo e KDDI, a maiores do país. Entre as novas tecnologias para displays, os destaques foram Sharp e Toshiba. A primeira demonstrou a tecnologia moth-eye ("olho de mariposa"), usada para reduzir as reflexões da tela. No estande da Toshiba, a atração foram os TVs 4K (resolução de 3.840 x 2.160 pixels), previstos para lançamento comercial em 2013. Esses TVs são equipados com o novo processador CEVO, que permite converter qualquer sinal de vídeo, inclusive os da internet, para aquela resolução. 

Outra novidade em displays foi a tecnologia chamada SimulView, demonstrada pela Sony, que permite a exibição de três imagens simultâneas na mesma tela. Usando óculos especiais, três pessoas podem assim assistir TV ao mesmo tempo, vendo conteúdos diferentes, sem que uma interfira na outra (os óculos possuem fones de ouvido).

Também estão avançado rapidamente os displays flexíveis, baseados na tecnologia de diodos orgânicos (OLED). A Futaba, fabricante de acessórios eletroeletrônicos, apresentou o primeiro relógio de pulso desse tipo, com apenas 2mm de espessura, que exibe imagens de 256x64 pixels. Já a Pioneer montou em seu estande sessões especiais para mostrar o sistema de navegação Air Gesture, para automóveis, em que o motorista aciona as funções do painel apenas com gestos (assista a um vídeo de demonstração).

Por sinal, a indústria automobilística também ocupou lugar de destaque na Ceatec. A Toyota, por exemplo, fez sucesso com o Insect, carro-conceito apresentado como o primeiro capaz de antecipar e analisar as reações do motorista e, com isso, evitar acidentes (veja aqui).


[HT]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.