7 de outubro de 2012

Áudio 3D é a nova moda em sistemas de home theater

Ano passado mostramos o que parecia ser uma exclusividade da LG em seus sistemas de home theater: o 3D Sound. A proposta, basicamente, era aumentar a imersão sonora (ou a sensação de tridimensionalidade do áudio) com uso de algoritmos especiais para envio das médias e altas frequências para falantes extras, geralmente posicionados na parte superior das caixas, responsáveis por criar uma “bolha sonora” para envolver os espectadores.

Em geral, esse recurso proporciona um som mais claro nas frequências em que atua e menos direcional, proporcionando uma sensação de melhor preenchimento acústico da sala, o que a agrada a maioria dos usuários. É verdade também que, ao liberar potência para as caixas adicionais, o sistema “rouba” do subwoofer parte da potência destinada as baixas frequências, prejudicando os graves mais impactantes. Neste caso, a melhor solução é fazer ajustes individuais nesse canal, para minimizar essa perda e tentar manter a reprodução dos graves de forma equilibrada com as demais caixas.

Este ano o diferencial migrou para outros fabricantes, como Samsung, Sony e Panasonic que apostam na força do áudio 3D em seus sistemas mais sofisticados para conquistar novos consumidores.

A Sony agora amplia a oferta com um novo modelo de home theater (BDV-N990W, R$ 2.999), que conta o 3D Surround Sound – sim, cada uma dá o nome que acha mais impactante para o áudio 3D. Diferente do sistema anterior, que não contava com uma caixa extra, este traz nos canais frontais dois pequenos falantes (ao lado) que são responsáveis por criar sensação de áudio tridimensional.

Além desse diferencial, o HTB é compatível com Blu-ray 3D, acessa conteúdos da Sony Entertainment Network, como Netmovies, Crackle, Netflix, Terra TV, Youtube, Band, SBT e Esporte Interativo, permite conectar as caixas traseiras com a central sem cabos e conta com microfone para ajustes e calibragem automática das caixas.

Além disso, permite usufruir da comunicação com a internet para  acessar vídeos, músicas ou fotos através da tecnologia DLNA, o Party Streaming reproduz a mesma música em diferentes produtos da empresa (desde que compatíveis) e o app Media Remote transforma smartphone e tablet em controle remoto.

[Planetech]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.