28 de outubro de 2012

Batalha de tablets: iPad mini vs Nexus 7 vs Kindle Fire HD...

Agora que a Apple revelou o aguardado iPad mini, podemos ver onde o novo aparelho fica em meio ao mercado mais amplo de tablets com telas menores. E isso com base em fatos, não rumores.

Existem alguns tablets Android com telas de 7 polegadas no mercado, incluindo produtos da Amazon, Google (fabricado pela Asus), Barnes & Noble e Samsung.

Por isso, separamos quatro rivais do novo tablet da Apple nos Estados Unidos para comparar os recursos e especificações de cada um deles.

Apesar de o iPad mini provavelmente conseguir vender muitas unidades logo no lançamento por causa da força da sua marca e do ecossistema iOS de aplicativos, com mais de 275 mil opções específicas, em alguns casos as especificações e o preço do aparelho da Apple não foram páreo contra esses concorrentes Android.
ipadmini_435

A tela
A maioria dos tablets Android, incluindo os quatro que analisamos, possuem telas de 7 polegadas, menores do que a fornecida pelo iPad mini, com 7,9 polegadas. Mesmo sendo pequena, a diferença de tamanho provavelmente ajuda na entrega de uma experiência e de um espaço para uso menos satisfatórios pelos aparelhos Android. Em testes rápidos com o iPad mini, é possível notar que essa uma polegada a mais faz diferença sim na hora do uso, ainda mais que a Apple conseguiu atingir isso sem deixar o aparelho muito grande e pesado.
Um setor em que a tela do iPad mini fica a desejar é a densidade de pixels por polegadas. Após o lançamento do iPad de terceira geração em março com a tela Retina (que continuou na quarta versão do aparelho), era esperado que a Apple mantivesse o display de alta resolução no iPad mini. Mas isso não aconteceu, uma vez que o tablet com tela de 7,9 polegadas recebeu a resolução padrão de 1024x768 pixels, a mesma do iPad 2. Todos os quatro rivais Android da nossa lista possuem telas de 7 polegadas com maior resolução.

Resumindo, a tela do iPad mini possui 163 pixels por polegada (ppi). Isso é melhor que o iPad 2, coom 132 ppi (por ter a tela maior, com 9,7 polegadas), mas menos do que todos os tablets Android do nosso comparativo. O Kindle Fire HD 7, o Nook HD, e o Nexus 7 todos oferecem mais de 200 ppi cada. Se a leitura for um dos principais usos que você fará do iPad mini, essa menor densidade de pixels pode ser um problema.
kindlefirehd_435

Peso, armazenamento, e preço
Uma das grandes vantagens de um tablet de 7 polegadas é que seu tamanho e peso permitem o uso com uma mão só; isso é algo especialmente útil na hora de usar o aparelho para leitura. Como notado anteriormente, o iPad mini é agora o mais leve da sua faixa de 7 polegadas, em alguns casos por uma boa diferença. Com apenas 300 gramas, o aparelho da Apple supera com folga os rivais da Google/Asus, Amazon, e Samsung – contra o Nook HD, da Barnes & Noble, a diferença é apertada.

Quanto a capacidade de armazenamento, o modelo de 64GB do iPad mini possui mais capacidade do que todos os seus concorrentes. Outros tablets chegam no máximo a 32GB – alguns modelos base começam em 16GB, enquanto outros em apenas 8GB (alguns não possuem armazenamento expansível e ficam “presos” nesses números baixos).

E também há a questão do preço: o Kindle Fire HD de 16GB (com sua tela de alta resolução) sai por 199 dólares nos EUA; o iPad mini tem preços a partir de 329 dólares (para esse modelo de 16GB e apenas Wi-Fi). O Google deve lançar uma versão de 32GB do Nexus 7 que poderia muito bem substituir o atual modelo de 16GB, mas ainda custar em torno de 250 dólares – assim, a versão de 16GB iria para 199 dólares. Enquanto isso, por 230 dólares é possível comprar a versão de 16GB do Nook HD, da Barnes & Noble – exclusivo para os EUA.
ipadminihandson03.jpeg

Resumindo
Obviamente que com qualquer tablet (ou smartphone) você não está apenas comprando pixels e capacidade de armazenamento. Você também paga pelo ecossistema de aplicativos da empresa. Os tablets da Amazon e Barnes & Noble rodam versões customzidas do Android e só possuem suporte para aplicativos disponíveis em suas respectivas lojas de apps. Já o Nexus 7 suporta qualquer aplicativo disponível pela loja Google Play, da própria gigante de buscas. E o iPad mini pode tirar vantagem de nada menos que 750 mil aplicativos disponíveis na App Store, sendo cerca de 275 mil específicos para iPad.

No final, provavelmente nada disso vai importar para o usuário. Você pode já ter feito sua escolha pelos tablets da Apple, o que nesse caso levanta outra questão: qual deles? Mas se você está em busca de um tablet com tela menor que 10 polegadas, é preciso colocar na balança os pontos positivos e negativos de cada um deles. Por isso, montamos essa tabela abaixo com as principais informações de cada um deles.

Lembrando que o iPad mini ainda não tem previsão de lançamento no Brasil e que os aparelhos da Amazon e Barnes & Noble não devem chegar por aqui uma vez que as duas redes de livrarias estão fora do mercado brasileiro no momento – há boatos constantes de uma chegada iminente da Amazon, mas nada de concreto até o momento.

tabelaipadminivsandroid01

[Macworld]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.