30 de agosto de 2013

No mundo high-end dos TVs



Na semana passada, LG e Samsung começaram a distribuir em algumas lojas dos EUA os primeiros TVs OLED com tela curva. Já comentamos o assunto aqui, e alguns leitores até fizeram pouco caso (“quem vai querer um TV desses?”, perguntou alguém). Evitei me estender nesse assunto, porque até hoje não tive oportunidade de ver funcionando um aparelho de tela curva, a não ser em laboratório. O princípio é interessante: de qualquer ponto da sala, o usuário teria a mesma visão da tela, sem distorções. Também não vi, ainda, nenhuma resenha sobre essas telas. De qualquer modo, as duas empresas coreanas estão cautelosas com a novidade, tanto que só colocaram os produtos em pouquíssimas lojas. Ambos têm 55 polegadas e custam na faixa de US$ 15 mil, ou seja, cerca de dez vezes o preço de um equivalente Full-HD com tela convencional.

A tecnologia de leds orgânicos (OLED) tem defensores ardorosos entre os especialistas, mas, como já explicamos aqui, ainda enfrenta uma série de desafios técnicos e industriais. Nenhum fabricante descobriu até agora como fabricar os vários painéis que compõem o display (cada um deles com espessura milimétrica) e depois juntá-los de forma eficiente e a um custo administrável.

Enquanto isso, a indústria como um todo tenta fazer decolar os TVs com painel convencional (plasma ou led) mais sofisticados, embutindo neles processadores de última geração. Vários desses modelos já estão à venda no Brasil, incluindo aí os de resolução 4K. É o que se pode chamar de “high-end dos TVs”, já que essa expressão sempre esteve mais ligada ao segmento de áudio. Numa rápida pesquisa, e considerando somente os modelos a partir de 55 polegadas, encontramos nada menos do que 20 modelos, sendo quatro deles com tela de plasma.

(Além disso, há os dois 4K que a Sony já lançou, com tamanhos de 55″ e 65″, cujos preços à vista estão em R$ 11.800 e R$ 20.900, respectivamente. Está chegando também o gigante da Samsung, 85 polegadas, que será o mais avançado entre todos no país, mas cujo preço deve alcançar a faixa dos R$ 130 mil. E, ainda em 4K, continuam disponíveis os de 84″ da LG e da Sony, que foram os primeiros a sair, no final do ano passado.)

Bem, voltando aos Full-HD, como dissemos não faltam opções. Entre os LED-LCDs, são sete modelos de 55″, cujos preços variam entre R$ 4.200 (Panasonic) a R$ 6.900 (Philips). Existe grande disparidade de recursos e design, portanto convém fazer uma boa comparação. Na faixa de 60″, encontramos três: Samsung (preço médio de R$ 7.600), LG (R$ 7.200) e Sony (R$ 6.350); e aqui também há algumas diferenças técnicas importantes. Em 65″, temos Sony (R$ 9.400), Toshiba (R$ 9.999) e Samsung (R$ 12.700). E, para quem procura modelos maiores, são três as alternativas: Sharp 70″ (R$ 13.600), LG 72″ (24.300) e Samsung 75″ (24.000). Vale lembrar que esses gigantes só são encontrados em pouquíssimas lojas, geralmente sob encomenda.

Para quem prefere plasma, são quatro as opções atualmente. A LG mantém em linha um modelo de 60″, cujo preço médio está na casa dos R$ 4.800. Já a Samsung continua distribuindo um de 64″, mas bem mais caro (e também mais avançado): R$ 9.900. E a Panasonic oferece dois: 55″ (R$ 8.000) e 65″ (R$ 10.700).

Alguns deles já foram testados por nossa equipe, e as avaliações estão disponíveis  no site hometheater.com.br. São os casos do Philips 55″, Sharp 70″ (na verdade, o teste foi feito com o modelo de 80″, que é bem parecido), Panasonic 55″ e Toshiba 65″, sem falar no 4K LG de 84″, analisado em primeira mão no final de 2012. Nos próximos dias, publicaremos ainda o teste do Samsung 75″; outros estão disponíveis para quem é assinante da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL.


[Orlandobarrozo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.