30 de agosto de 2013

Qual a vantagem de se comprar uma impressora 3D e não uma convencional?

Antes da compra de equipamentos de impressão para casa ou para o escritório, é importante estar informado sobre o tipo de produto que se deseja adquirir. Neste caso, é essencial compreender que cada impressora desempenha uma função específica, logo a escolha deve ser feita com base na finalidade do equipamento.

Impressora convencional e 3D
Impressoras convencionais comparadas a impressoras 3D (Foto: Reprodução)

A impressora convencional – seja ela do modelo jato de tinta ou a laser – tem a função de imprimir, em diferentes tipos de papéis, documentos contendo texto e/ou imagens, em cores ou preto e branco. Já a impressora 3D tem como objetivo produzir uma estrutura sólida, a partir de um modelo desenhado no computador. Assim como há editores de texto onde se pode redigir um documento para impressão, também há softwares específicos para se criar a representação tridimensional de um objeto que será produzido por uma impressora 3D.

Modelagem 3D de uma xícara no software Blender (Foto: Reprodução)
Modelagem 3D de uma xícara no software Blender (Foto: Reprodução)

As impressoras 3D mais acessíveis funcionam com tecnologia de extrusão, na qual o material – geralmente termoplástico – é derretido e despejado de forma contínua sobre uma superfície plana através de uma extrusora, que se movimenta de acordo com as orientações enviadas pelo software usado na criação do modelo 3D. A impressora constrói o objeto por camadas, a partir de sua base, revelando aos poucos a forma que foi desenhada no computador. Veja abaixo um vídeo de uma impressão de um cone de trânsito, de cor rosa e preto.



O método de impressão 3D já existe desde a década de 1990, quando era usado basicamente para gerar protótipos de peças industriais. O avanço da tecnologia e a redução dos custos de produção fizeram com que, ao longo do tempo, as impressoras 3D encontrassem seu lugar em empresas de pequeno porte e residências. A vantagem de possuir um equipamento desses em casa é a possibilidade de criar objetos físicos sem as restrições de um padrão industrial; pode-se imaginar uma forma tridimensional qualquer, desenhá-la em um software, e imprimi-la quando quiser.

[Techtudo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.