20 de agosto de 2013

Coreia do Sul quer carregar ônibus elétricos sem precisar de fios

A Coreia do Sul testa uma nova tecnologia para carregar ônibus elétricos sem a necessidade de fios. Batizados de Veículos Elétricos Online (OLEV, na sigla em inglês), os meios de transporte podem ser abastecidos por energia quando estão ou não em movimento.

Os ônibus recebem a carga de uma inovação conhecida como Campo Magnético Estruturado em Ressonância (SMFIR, na sigla original), desenvolvida pelo Instituto de Ciência e Tecnologia do país asiático.

A SMFIR funciona com cabos instalados abaixo do asfalto que criam um campo magnético para levar a energia até os veículos. Os testes começaram na última terça-feira, 6, na cidade de Gumi e os ônibus percorreram 24 km com uma carga de 100 kW na frequência de 20 kHZ.

Os cabos de força só precisam ser instalados em uma área relativa a 5% e 15% da rota percorrida. Além disso, são ativados apenas quando o meio de transporte passa por cima deles, reduzindo os custos. Vale ressaltar que o sistema promete aproveitar 85% da energia transmitida pelas linhas.

Os OLEVs prometem ser um grande passo rumo à popularização dos carros elétricos. No entanto, para a tecnologia se firmar, ainda é necessário vencer alguns obstáculos como preço, peso, volume, resistência para viajar longas viagens, etc.

O prefeito de Gumi quer aumentar a frota de OLEVs para até 12 veículos até 2015. Há planos de testar a tecnologia também na Malásia e em Utah, EUA.



[Olhardigital]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.