30 de agosto de 2013

Nissan promete carro que dispensa motorista para 2020


O Google que se cuide, pois não é a única empresa pensando em carros que dirigem sozinhos. A japonesa Nissan, uma das gigantes do mercado automobilístico, anunciou hoje que até 2020 estará pronta para colocar modelos no mercado.
 
A companhia informou que há anos seus engenheiros trabalham lado a lado com pesquisadores das principais universidades do mundo - como MIT, Stanford, Oxford, Carnegie Mellon e a de Tóquio - para desenvolver a tecnologia. Já há um campo de testes em construção no Japão que ficará pronto em 2014.

"Em 2007 eu prometi que - até 2010 - a Nissan comercializaria em massa um carro sem emissões. Hoje, o Nissan LEAF é o carro elétrico mais vendido da história", lembrou o CEO Carlos Ghosn, em nota. "Agora estou me comprometendo a estar pronto para introduzir uma tecnologia inovadora, Autonomus Drive [direção autônoma], até 2020, e estamos no caminho certo para fazê-lo."

A tecnologia será mostrada publicamente pela primeira vez durante o Nissan 360, evento de test-drives que será realizado na Califórnia. Trata-se de uma extensão do Escudo de Segurança da marca, que monitora o veículo por todos os ângulos e envia alertas ao condutor em casos de risco. Scanners a laser, câmeras, inteligência artificial e outros apetrechos foram instalados num LEAF para a demonstração.

A empresa ainda garantiu que seus carros que dirigem sozinhos terão "preços realistas para os consumidores". 

[Olhardigital]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.