A General Motors tem uma nova aposta para melhorar a situação da Opel, a
sua marca na Europa. Trata-se do resgate de um nome clássico: Monza. O
retorno acontecerá no Salão de Frankfurt, na forma de um novo carro
protótipo, mas uma versão de produção não deve tardar a chegar - caso as
expectativas da marca se confirmarem.
Como se trata de um estudo para colher opiniões para uma versão futura,
o Opel Monza reúne uma série de elementos de design que a marca
considera importantes para um projeto moderno. A marca tentou equilibrar
esportividade (com recortes dianteiros e silhueta alongada) a detalhes
sofisticados, como a superfície lisa e de poucos encaixes visíveis. O
desenho final ficou um crossover entre cupê e perua, estilo conhecido
como "shooting brake" na Europa.
![Opel Monza (Foto: General Motors) Opel Monza (Foto: General Motors)](http://s2.glbimg.com/pO7HsoH9CHAS16uHM_RsaznR0nT_mZyfR55cNdZnkfrHxdKhwiY_vhWSgF_X6chz/e.glbimg.com/og/ed/f/original/2013/08/21/monza9.jpg)
O principal destaque visual (e funcional) está nas laterais, compostas
apenas por duas grandes portas que se abrem para cima - um sistema
popularmente chamado de "asa de gaivota". A tecnologia elimina a coluna
"B" do carro e permite embarques e desembarques mais confortáveis, além
de dar maior amplitude ao interior. Mas não conte em ver algo assim na
versão final do Monza.
Em sua forma conceitual atual, o Monza é um cupê criado para ter longa
autonomia. Sua plataforma é a mesma do Chevrolet Volt, mas o gerador de
seu motor elétrico não é a gasolina, mas um 1.0 de três cilindros e
injeção direta abastecido com gás natural. A GM, porém, já avisa que a
engenharia permite a adaptação de uma série de motores a diesel e a
gasolina em uma versão final.
![Opel Monza (Foto: General Motors) Opel Monza (Foto: General Motors)](http://s2.glbimg.com/RifqjrBFjtJ5_-cxSbgpqdKqB7ub8PfTnEUOh0MUdV6x2FoyPGaHV4qH2bC4dW-E/e.glbimg.com/og/ed/f/original/2013/08/21/monza2.jpg)
A Opel ainda destaca o sistema multimídia do novo Monza - composto por
uma tela com tecnologia de projeção de LED - que traz navegação na
internet com perfil personalizado. Trata-se da tecnologia "Eu, Você e
Todos", que permite ao motorista compartilhar informações sobre a sua
rota com amigos e cruzar essas informações com outros carros. O
resultado, segundo a marca, é uma futura extensão das tecnologias de
veículos autônomos que a Opel vem desenvolvendo, o que permitiria ao
Monza seguir as rotas ideais indicadas por outros carros.
A primeira aparição pública do Opel Monza será no Salão de Frankfurt,
que abre as portas no próximo dia 10 de setembro, com cobertura de Autoesporte.
Confira o primeiro vídeo do novo Monza conceito:
[Carro]
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Digite aqui seu comentário.