30 de agosto de 2013

GM Revela nova versão do Monza

A General Motors tem uma nova aposta para melhorar a situação da Opel, a sua marca na Europa. Trata-se do resgate de um nome clássico: Monza. O retorno acontecerá no Salão de Frankfurt, na forma de um novo carro protótipo, mas uma versão de produção não deve tardar a chegar - caso as expectativas da marca se confirmarem.

Como se trata de um estudo para colher opiniões para uma versão futura, o Opel Monza reúne uma série de elementos de design que a marca considera importantes para um projeto moderno. A marca tentou equilibrar esportividade (com recortes dianteiros e silhueta alongada) a detalhes sofisticados, como a superfície lisa e de poucos encaixes visíveis. O desenho final ficou um crossover entre cupê e perua, estilo conhecido como "shooting brake" na Europa.

Opel Monza (Foto: General Motors)

O principal destaque visual (e funcional) está nas laterais, compostas apenas por duas grandes portas que se abrem para cima - um sistema popularmente chamado de "asa de gaivota". A tecnologia elimina a coluna "B" do carro e permite embarques e desembarques mais confortáveis, além de dar maior amplitude ao interior. Mas não conte em ver algo assim na versão final do Monza.

Em sua forma conceitual atual, o Monza é um cupê criado para ter longa autonomia. Sua plataforma é a mesma do Chevrolet Volt, mas o gerador de seu motor elétrico não é a gasolina, mas um 1.0 de três cilindros e injeção direta abastecido com gás natural. A GM, porém, já avisa que a engenharia permite a adaptação de uma série de motores a diesel e a gasolina em uma versão final.

Opel Monza (Foto: General Motors)

A Opel ainda destaca o sistema multimídia do novo Monza - composto por uma tela com tecnologia de projeção de LED - que traz navegação na internet com perfil personalizado. Trata-se da tecnologia "Eu, Você e Todos", que permite ao motorista compartilhar informações sobre a sua rota com amigos e cruzar essas informações com outros carros. O resultado, segundo a marca, é uma futura extensão das tecnologias de veículos autônomos que a Opel vem desenvolvendo, o que permitiria ao Monza seguir as rotas ideais indicadas por outros carros.

A primeira aparição pública do Opel Monza será no Salão de Frankfurt, que abre as portas no próximo dia 10 de setembro, com cobertura de Autoesporte.
Confira o primeiro vídeo do novo Monza conceito:



[Carro]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.