30 de agosto de 2013

O que a IFA nos reserva



Faltam exatamente duas semanas para a abertura oficial da IFA 2013, evento que aparentemente vem ganhando cada vez mais importância para a indústria eletrônica. Basta dizer que a Apple desta vez marcou para dia 10 de setembro – bem no meio do evento – o lançamento da nova versão do iPhone (que, aparentemente, não terá apenas uma, mas duas versões). Ou seja, metade dos experts estará com olhos e ouvidos voltados para Berlim, e a outra metade para a Califórnia.

Embora não se saiba exatamente o que os expositores da IFA irão mostrar, nas últimas semanas têm surgido algumas pistas. Na área de TVs, claro, veremos mais modelos 4K, provavelmente de tamanhos maiores que os atuais (Panasonic, Sharp e Samsung têm protótipos acima de 100 polegadas). Mas também haverá opções menores e mais baratas (como este da Philips/TP Vision, recém-premiado na Europa), para competir com os já lançados modelos Sony de 55″ e 65″. Os segredos giram em torno dos displays OLED. Como se sabe, LG e Samsung lançaram há pouco na Coreia – e em poucas lojas dos EUA – os primeiros modelos com tela curva, que deverão estar em seus estandes.

Mas a Samsung acena ainda com a primeira geração do Flex-OLED, telas ultrafinas e flexíveis para tablets e smartphones. Dias atrás, a empresa coreana lançou até uma campanha pela internet incentivando usuários a responder esta pergunta: “Qual seria a melhor aplicação para a tecnologia de displays flexíveis?”

Falando em tablets, Sony e Samsung tomaram a dianteira da corrida em torno do sistema operacional Android, tentando derrubar a liderança da Apple. A primeira acabou de lançar a versão Z da linha Xperia – teremos na IFA talvez uma versão Z2? A Samsung ganhou manchetes nos dois últimos anos, durante a IFA, ao exibir os tablets Galaxy 1 e 2, e agora prepara a versão 3, com tela de 8 polegadas, e outra ainda maior, de 12″. LG e Lenovo também prometem ser mais agressivas em tablets.

Na área de smartphones, há muito mais concorrência. Pelo menos cinco grandes fabricantes estão na briga: HTC, LG e Nokia, além de Samsung e Sony. Talvez o mais interessante seja desta última: o Honami, versão 4K da linha Xperia.

E, como de hábito, a IFA 2013 terá muito mais para mostrar, já que foi expandida para atender melhor os segmentos de áudio high-end, áudio/vídeo automotivo, soluções sem fio, servidores e media centers, telecom, cabeamento, informática etc. Para quem não lembra, ou ainda não viu, este foi o hot site que produzimos ano passado com nossa cobertura exclusiva do evento. Este ano, pela sétima vez consecutiva, repetiremos a dose.


[Orlandobarrozo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.