Faltam exatamente duas semanas para a abertura
oficial da IFA 2013, evento que aparentemente vem ganhando cada vez mais
importância para a indústria eletrônica. Basta dizer que a Apple desta vez
marcou para dia 10 de setembro – bem no meio do evento – o lançamento da nova versão do iPhone (que, aparentemente, não
terá apenas uma, mas duas versões). Ou seja, metade dos experts estará com
olhos e ouvidos voltados para Berlim, e a outra metade para a Califórnia.
Embora não se saiba exatamente o que os expositores
da IFA irão mostrar, nas últimas semanas têm surgido algumas pistas. Na área de
TVs, claro, veremos mais modelos 4K, provavelmente de tamanhos maiores que os
atuais (Panasonic, Sharp e Samsung têm protótipos acima de 100 polegadas). Mas
também haverá opções menores e mais baratas (como este da Philips/TP Vision, recém-premiado
na Europa), para competir com os já lançados modelos Sony de 55″ e 65″. Os
segredos giram em torno dos displays OLED. Como se sabe, LG e Samsung lançaram
há pouco na Coreia – e em poucas lojas dos EUA – os primeiros
modelos com tela curva, que deverão estar em seus estandes.
Mas a Samsung acena ainda com a primeira geração do
Flex-OLED,
telas ultrafinas e flexíveis para tablets e smartphones. Dias atrás, a empresa
coreana lançou até uma campanha pela internet incentivando usuários a responder
esta pergunta: “Qual seria a melhor aplicação para a tecnologia de displays
flexíveis?”
Falando em tablets, Sony e Samsung tomaram a
dianteira da corrida em torno do sistema operacional Android, tentando derrubar
a liderança da Apple. A primeira acabou de lançar a versão Z da linha Xperia – teremos na IFA
talvez uma versão Z2? A Samsung ganhou manchetes nos dois últimos anos, durante
a IFA, ao exibir os tablets Galaxy 1 e 2, e agora prepara a versão 3, com tela
de 8 polegadas, e outra ainda maior, de 12″. LG e Lenovo também prometem ser mais
agressivas em tablets.
Na área de smartphones, há muito mais concorrência.
Pelo menos cinco grandes fabricantes estão na briga: HTC, LG e Nokia, além de
Samsung e Sony. Talvez o mais interessante seja desta última: o Honami, versão
4K da linha Xperia.
E, como de hábito, a IFA 2013 terá muito
mais para mostrar, já que foi expandida para atender melhor os segmentos de
áudio high-end, áudio/vídeo automotivo, soluções sem fio, servidores e
media centers, telecom, cabeamento, informática etc. Para quem não lembra, ou
ainda não viu, este foi o hot site que produzimos ano passado
com nossa cobertura exclusiva do evento. Este ano, pela sétima vez consecutiva,
repetiremos a dose.
[Orlandobarrozo]
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Digite aqui seu comentário.