A Volkswagen confirmou o fim da Kombi, após 56 anos de produção
nacional. Antigo, o projeto não tem como atender a exigências mais
rígidas de segurança, como a obrigatoriedade de freios ABS e airbags em
todos os carros novos vendidos no Brasil a partir de 2014.
A decisão deixa uma questão em aberto: qual veículo substituirá esse utilitário?
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O protótipo elétrico E-Co-Motion antecipa as linhas de novos utilitários da marca, que também terão motores a combustão |
Oficialmente, a VW afirma que ainda não há nada definido sobre o
assunto. Porém, fontes ligadas à montadora acreditam que o caminho
natural é a introdução no mercado de um novo modelo, adaptado às
necessidades de quem hoje procura um furgão com custos baixos de
aquisição e de manutenção.
Dessa forma, a quinta geração da Kombi, chamada T5 na Alemanha, está
descartada. No Brasil, seu preço ficaria acima de R$ 80 mil. O modelo
nacional parte de R$ 46.740.
"Não há no mercado um modelo que ofereça a versatilidade, o baixo custo
de aquisição e a manutenção simples e barata da Kombi", afirma o
feirante Dorival Ferreira, 52.
Ele está na terceira Kombi. "Uso no trabalho e também para passear com a família nos dias de folga", conta.
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Comum nas ruas europeias, a Caddy concorre com modelos como o Fiat Doblò; há versões de carga e de passageiros |
Nos últimos anos, diversos protótipos da marca alemã foram exibidos em
salões do automóvel mundo afora. O mais recente é o conceito
E-CO-Motion, apresentado no início deste ano.
Outra alternativa é a nacionalização da minivan Caddy, modelo posicionado abaixo da T5 no mercado europeu.
Enquanto a sucessora da Kombi não é revelada, a série especial Last
Edition marca o fim do modelo. Serão produzidas 600 unidades numeradas,
com pintura especial estilo "saia e blusa". O motor é o mesmo 1.4 flex
(85 cv) das demais versões.
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A série especial Last Edition marca o encerramento da produção da Kombi; pintura remete às primeiras unidades feitas no país |
A produção do modelo será encerrada no último trimestre deste ano. A
primeira Kombi nacional foi fabricada em setembro 1957, na unidade de
São Bernardo do Campo (Grande São Paulo). Contudo, alguns modelos
importados da Alemanha já circulavam no país.
As primeiras unidades desembarcaram no Brasil em 1953. Os carros
chegavam desmontados ao galpão da VW no bairro do Ipiranga, em São
Paulo. Houve diversas mudanças mecânicas desde então, mas o chassi e a
carroceria permaneceram basicamente os mesmos.
[Folha]
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