27 de outubro de 2013

LG é a primeira a lançar TV OLED no Brasil



Nesta quinta-feira, a LG apresentou em São Paulo seu primeiro TV OLED a ser lançado no Brasil. O modelo EA9800 (foto), de 55 polegadas, com tela curva, chega às lojas em novembro, segundo a empresa, acompanhado de outros dois, de 55" e 65", com tela plana (assista a este vídeo, que mostra os TVs em exibição durante a IFA, em setembro último). 

Com esses lançamentos, a empresa coreana se antecipa aos concorrentes e passa a ser a única que oferece no Brasil todas as tecnologias de TV atualmente existentes: plasma, LCD, LED-LCD, 4K e OLED. "É mais uma prova da liderança da LG em novas tecnologias", diz Fernanda Summa, gerente de marketing da empresa. "Mostra também a importância do Brasil para o grupo, já que está sendo lançado ao mesmo tempo nos EUA, Alemanha e China, além da própria Coreia."

Diferentemente dos TVs com painel de leds, a tecnologia OLED utiliza diodos de luz feitos de material orgânico, muito mais sensível e eficiente. Esses diodos emitem luz própria, mais intensa, e são mais facilmente controlados, atingindo níveis mais altos de resolução e contraste. Em outros países, Sony e Samsung já lançaram TVs OLED, mas a LG é a única que utiliza o chamado "OLED branco".

Nesse tipo de painel, cada pixel que forma a imagem é composto por quatro subpixels, e não três como nos TVs convencionais. Além das cores básicas vermelho, verde e azul (RGB), é acrescentado um subpixel branco (WRGB), o que, segundo a LG, melhora a definição de cores na tela.

Outras vantagens da tecnologia OLED são o menor consumo de energia e a possibilidade de construir gabinetes mais finos: o modelo apresentado pela LG tem apenas 4,3mm de espessura. Mas o que mais chama a atenção é o formato curvo da tela. Segundo Rogerio Molina, gerente da área de TVs na empresa, a vantagem é que as imagens são mais naturais e não sofrem distorção ao se mover pela tela.

O EA9800 é também o primeiro TV OLED certificado pela THX, empresa que desenvolve softwares e parâmetros técnicos para aparelhos de áudio e vídeo. Com capacidade de reproduzir imagens 3D, o aparelho virá acompanhado de óculos do tipo passivo, mais leves. Seu preço sugerido de lançamento será em torno de R$ 40.000.


[HT]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.