29 de outubro de 2013

Projetores agora dispensam as lâmpadas



Desde sempre, a lâmpada vem sendo o componente mais crítico dos projetores de vídeo. Com a necessidade de iluminação interna permanente, acaba sendo também o item mais sacrificado, exigindo a troca periódica. Os fabricantes procuram amenizar o problema investindo em lâmpadas de maior durabilidade e, mais recentemente, em leds, que são mais resistentes e estáveis. 

A novidade nesse segmento está nos projetores sem lâmpada, substituída por unidades ópticas de laser. O primeiros que estão chegando ao mercado brasileiro são os da linha Laser & Led da japonesa Casio (imagem acima), que recentemente começou sua distribuição regular. Identificados como "híbridos", esses projetores oferecem luminosidade muito mais forte que a de uma lâmpada, permitindo o uso mesmo em salas iluminadas. Além disso, graças a sua portabilidade (seu peso gira em torno de 2,3kg), podem ser facilmente instalados, removidos e transportados, para uso em outras situações - inclusive em salas de home theater.

"Com laser e led, o brilho da imagem não se degrada com o tempo, como acontece com os projetores de lâmpada", explica Julio Chagas, gerente da Casio no Brasil. "Além disso, há a vantagem da manutenção (os dispositivos ópticos não precisam trocados) e da economia de energia."

Outra marca asiática que está chegando ao Brasil é a chinesa Vivitek, agora com distribuição oficial da Chiave, de Florianópolis. O primeiro modelo comercializado pela empresa (H1180HD) é um DLP Full-HD. Entre as principais características estão a compatibilidade com sinal 3D, contraste de 10.000:1, brilho de 2000 ANSI Lumens, além da lâmpada com durabilidade de até 6000 horas


[HT]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.