7 de agosto de 2013

Dell testa dispositivo capaz de transformar qualquer tela em computador

A Dell começou a enviar para usuários de testes unidades de um dispositivo que promete transformar qualquer tela em um computador. O Project Ophelia é um pequeno acessório, pouco maior do que um pen drive, que deve ser plugado na televisão para rodar aplicativos e abrir arquivos salvos remotamente na nuvem.

Acessório promete levar PC para qualquer TV (Foto: Reprodução/Independent)
Acessório promete levar PC para qualquer TV (Foto: Reprodução/Independent)
 
O gadget é baseado no sistema operacional Android e possui conectividades Wi-Fi e Bluetooth, permitindo que o usuário conecte outros dispositivos a ele. Entre eles, estaria um teclado, por exemplo, que a Dell já estaria desenvolvendo. Segundo informações do jornal Independent, o dispositivo tem processador Cortex A9 e 1 GB de RAM.

De acordo com o diretor-executivo de computação na nuvem da Dell, Jeff McNaught, o aparelho poderá transformar qualquer tela em um PC, máquina de games ou set-top box. Com ele, os usuários poderão baixar apps, filmes e programas de TV pelo Google Play, além de rodarem jogos de Android ou assistirem a filmes por Hulu e Netflix.

Tudo isso só será possível graças à tecnologia Pocketcloud, da Wyse, empresa especializada em computação na nuvem e virtual adquirida pela Dell. O recurso permite que o usuário acesse arquivos salvos em PCs, servidores ou dispositivos móveis. Assim, além da navegação em apps Android, o consumidor poderá abrir outros arquivos.

Aparelho já apareceu em feiras de eletrônicos (Foto: Reprodução/CNET)
Aparelho já apareceu em feiras de eletrônicos (Foto: Reprodução/CNET)
 
O Project Ophelia ainda não está finalizado e a próxima etapa do desenvolvimento é vista como fundamental pela Dell. Afinal, estes serão os primeiros contatos de usuários com o novo acessório. Além dos beta testers, empresas de dados também receberão unidades do gadget para avaliá-lo antes que ele chegar efetivamente ao público comum.
 
Lançamento ainda em 2013
A expectativa é de que o novo aparelhinho custe cerca de US$ 100 (em torno de R$ 220) e seja comercializado ainda em 2013. De acordo com o site PC World, a empresa planeja enviar o dispositivo para testadores em julho, empresas em agosto e iniciar as vendas até o mês de outubro. No site oficial da Dell, há a descrição do Project Ophelia, no que são destacadas sua portabilidade, segurança e o fato de não precisar usar uma fonte de energia para funcionar. A data de lançamento é anunciada apenas com um “em breve”.

[Techtudo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.