18 de janeiro de 2013

Vem aí uma nova geração de TVs Smart



Apesar de perder mercado em todo o mundo, principalmente após a queda de preços dos TVs LED-LCD, a tecnologia de plasma continua nos planos da Panasonic, maior fabricante do mundo. Em Las Vegas, a empresa está exibindo um total de 16 novos TVs de plasma, com tamanhos entre 42 e 65 polegadas. E, o mais importante, todos conectados à rede Viera Connect, que o fabricante promove buscando fidelizar os usuários de todos os seus produtos (dos TVs às câmeras e até eletrodomésticos, que comercializa em alguns países).

"Fomos os primeiros a apresentar TVs smart", lembrou o presidente da divisão de consumo na América do Norte, Shiro Kitajima, ao anunciar os produtos exibidos na CES 2013. "Para este ano, teremos mais de uma dezena de TVs com interface incrementada, onde o foco será o acesso facilitado e a capacidade de personalização", explicou.

Os modelos top de linha, por exemplo, agora virão com câmera embutida, de alta definição (capaz de identificar quem é a pessoa que está usando o TV), e controle remoto com touchpad. Terão ainda o recurso My Home Screen, que permite a criação de uma tela personalizada para cada usuário, com seus apps, fotos e vídeos identificados. O TV armazena a tela personalizada de cada usuário e já coloca na tela seus recursos preferidos, automaticamente. Mais: foi aperfeiçoado o recurso Swipe & Share 2.0, que já existia na linha 2012, para transferir ao TV imagens de smartphones e tablets. O acesso às configurações e funções do TV também poderá ser feito por voz.

Durante a CES, a Panasonic anunciou sua entrada na Smart TV Alliance, entidade que propõe a criação de um padrão comum para aplicativos de TVs, que seriam seguidos por todos os fabricantes. Entre as empresas filiadas estão, até o momento, LG, Toshiba e IBM. A intenção é que cada desenvolvedor possa criar apps para todas as marcas de TVs, players Blu-ray etc. "Para nós, o conceito Smart significa transformar os aparelhos em centrais de acesso a um mundo de serviços", explicou Merwan Mereby, vice-presidente da área de conteúdos do grupo Panasonic. "Tudo isso pode ser compartilhado entre aparelhos diferentes, inclusive com amigos e familiares", acrescentou o executivo, ao anunciar parcerias com dois grandes fornecedores de conteúdo; YouTube e HSN.

Segundo a empresa, a rede Viera Connect passa agora a ser acessível não apenas através dos TVs (plasma e LED-LCD), mas também via players Blu-ray, conjuntos integrados de home theater, filmadoras e media players, o que representa 75% de tudo que a Panasonic produz atualmente. Para facilitar essa integração, a empresa anunciou ainda que a plataforma Viera Connect passa agora a aceitar o protocolo de programação HTML5, preferido pela maioria dos desenvolvedores.

[HT]

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