18 de janeiro de 2013

Experts apontam OLED como o "futuro" dos TVs



A promessa é de Wayne Park, CEO da LG nos EUA: em março, os americanos poderão adquirir, por algo em torno de US$ 12.000, o primeiro TV do mundo com painel orgânico (OLED). Será um modelo de 55 polegadas, com apenas 4mm de espessura e pesando menos de 10Kg. O produto foi colocado à venda na Coreia na semana passada, e a previsão da empresa é lançá-lo nos principais países consumidores ao longo do ano.

Segundo Park, mais de 1.400 lojas coreanas já estão aceitando encomendas do aparelho, cuja entrega está prevista para fevereiro. Os televisores serão vendidos por cerca de US$ 10 mil. "Teremos ainda um modelo de 65", nos próximos meses", prometeu o executivo, confirmando que a tecnologia OLED é a grande prioridade do grupo LG para os próximos anos. Ele aproveitou a CES para anunciar que, a partir de agora, a empresa deixa de fabricar TVs LCD convencionais (com painel interno de lâmpada fluorescente), concentrando-se nos painéis de leds.

Para a maior parte dos especialistas, a tecnologia OLED (Organic Light-emitting Diode) tem tudo para se estabelecer como padrão em TV nos próximos anos. Segundo estimativas da DisplaySearch, devem ser vendidos 5,5 milhões de televisores desse tipo até 2015, contra cerca de 1,3 milhão dos 4K. Os diodos orgânicos emitem luz mais intensa que os leds convencionais. Além disso, possuem maior sensibilidade aos impulsos elétricos e à variação de cores e brilho.

Existem dois tipos de diodos orgânicos. A maioria dos fabricantes utiliza os chamados RGB, que processam de forma independente as três cores primárias em vídeo (vermelho, verde e azul). A LG optou pelos chamados WRGB, que também fazem o processamento em separado da cor branca, o que, segundo o fabricante, resulta em imagens mais claras e definidas.

Embora esteja saindo na frente de seus concorrentes, a LG não deverá ficar por muito tempo sozinha nesse segmento. Aqui na CES, pelo menos outros três fabricantes estão demonstrando TVs OLED. A Samsung, inclusive, está exibindo um modelo de 55", aparentemente idêntico ao da LG, mas identificado como "Real OLED", insinuando que o painel WRGB da concorrente não tem o mesmo desempenho.

Já as japonesas Sony e Panasonic, que meses atrás anunciaram uma parceria para o desenvolvimento da tecnologia OLED, mostram na CES dois modelos semelhantes, de 56", mas com capacidade de reprodução de imagens 4K. Ambos, no entanto, são ainda protótipos.


[HT]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.