22 de janeiro de 2013

Fabricantes chineses ganham espaço e mostram TVs gigantes



Não são apenas japoneses e coreanos que estão brilhando na CES 2013 com seus TVs em tamanhos nunca vistos antes. Pelo menos dois fabricantes americanos (Vizio e Westinghouse, esta famosa por suas geladeiras e máquinas de lavar) também participam do evento com TVs enormes – a segunda, inclusive, está exibindo um protótipo 4K de 110 polegadas.

E há os chineses… Sim, eles que fornecem componentes e aparelhos prontos para o mundo inteiro, agora estão também ocupando espaços maiores no pavilhão de exposições. E chamando a atenção para seus TVs igualmente gigantescos. Até o ano passado, as empresas da China e Taiwan ocupavam uma área separada do Las Vegas Convention Center, onde se podia encontrar de tudo: de pen-drives e telas de alta definição, passando por placas de circuito impresso e uma infinidade de gadgets, a maioria descartável.

Desta vez, as coisas parecem estar tomando um outro rumo. A Hisense, por exemplo, marca muito popular na Ásia mas praticamente desconhecida dos consumidores ocidentais, aproveitou o fato de a Microsoft ter saído da CES e reservou para si o mesmo espaço: aproximadamente 200m2 num dos corredores mais agitados do pavilhão sul (South Hall), bem em frente ao estande da Intel, que tradicionalmente atrai muita gente. E trouxe três TVs que não há como passar despercebidos: 65, 84 e 110 polegadas – e, claro, com imagens 4K.

Na aparência, esses TVs (foto) nada ficam devendo às marcas que todos conhecem. Possuem Wi-Fi embutido, exibem imagens 3D, webcam para chamadas via Skype, comandos por voz e/ou gestos etc. Segundo o fabricante, utilizam painéis de led do tipo “precise local dimming”, mas ninguém soube explicar se isso é igual ao que se conhece como “Local Dimming”, considerado o melhor backlight do mundo.

Outro grande estande é o da TCL. Para ganhar mais visibilidade, a TCL reservou uma área enorme ao lado do estando da Panasonic, que sempre é um dos maiores e mais visitados. A empresa está mostrando vários TVs, tablets, smartphones e notebooks, com destaque para um aparelho de nome MoVo, espécie de media player equipado com o software Google TV que, entre outros recursos, é capaz de identificar quem está assistindo TV.



[HT]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.