20 de janeiro de 2013

Mercedes-Benz CLA chega ao Brasil até o começo de 2014


Mercedes-Benz CLA chega ao país até o começo de 2014 (Foto: Divulgação)

A Mercedes pegou carona no Salão de Detroit, que abre para os jornalistas amanhã, e fez uma prévia do lançamento do CLA, modelo que mistura características de sedã e cupê. Derivado do Classe A, ele já havia sido exibido na mostra de Paris do ano passado como o conceito Concept Style Coupé.

É possível notar algumas mudanças em relação ao protótipo, como o desenho do retrovisor, das entradas de ar no para-choque dianteiro e nas maçanetas. Mas as linhas gerais foram mantidas - basta ver o capô vincado e a grade com padrão chamado "diamantado" pela Mercedes. Como opcional, ainda há um amplo teto panorâmico deslizante.

O CLA começa a ser vendido no Brasil entre o fim deste ano e o começo de 2014 com preço abaixo do Classe C. Feito sobre a plataforma NGCC (New Generation Concept Car), a mesma dos Classe A e B, o sedã ainda é cotado para ganhar produção nacional. "A fabricação no Brasil é uma decisão que ainda terá que ser tomada. Precisaremos de um volume de vendas que justifique iniciar a produção do carro lá. Mas é algo que queremos muito alcançar", diz Dieter Zetsche, CEO da Daimler.
Mercedes-Benz CLA é apresentado em evento nos Estados Unidos (Foto: Alberto Cataldi)

Apesar da apresentação do sedã-cupê acontecer em Detroit, o modelo não estará no salão local. Isso porque sua estréia oficial será em Berlim Fashion Week, na semana que vem. O carro não terá como foco o mercado americano, e a Mercedes apenas aproveitou a presença de jornalistas de todo o mundo na cidade para revelar o CLA. O lançamento dele nos EUA será durante o Super Bowl.

 
Pegada esportiva
O CLA terá foco no comportamento mais esportivo. Com ótimo coeficiente aerodinâmico, de 0,23 cx, ele será equipado com motores turbo 1.6 e 2.0 e câmbio manual de seis marchas ou automatizado 7G-DCT de dupla embreagem. Os propulsores a gasolina entregam 124 cv (CLA 180), 158 cv (CLA 200) e 214 cv (CLA 250). Há ainda opções a diesel. Todos têm a função ECO start/stop de série.


Opcionalmente, o modelo poderá receber sistema de tração integral 4MATIC e suspensão esportiva - que reduz a altura da carroceria em 20 mm na frente e 15 mm atrás.
Durante exibição, Dieter Zetsche, CEO da Daimler, mostra que curtiu o novo CLA (Foto: Alberto Cataldi)

A segurança também não foi deixada de lado. O sedã recebe o Collision Prevention Assist, sistema de frenagem que usa radares para alertar o motorista sobre a aproximação de obstáculos já a partir de 7 km/h. Caso haja uma situação emergencial, a frenagem ocorre de modo automático. Também estão presentes o Estability Stability Control (ESP - programa eletrônico de estabilidade), o Blind Spot Assist (assistente de ponto cego), o Lane Keeping Assist (assistente de manutenção de faixa) e o Adaptive Highbeam Assist (assistente adaptativo de farol alto). O assistente de estacionamento em vagas longitudinais ou transversais é opcional.

A interatividade também será um dos focos do carro, que permitirá integração de smartphones com o display central localizado no painel.


Os consumidores já podem encomendar o CLA na Europa, onde as primeiras entregas estão previstas para abril. Os preços partem de € 28.977 (quase R$ 80 mil, sem impostos) e chegam a € 38.675 (R$ 105 mil). (com Renata Viana de Carvalho)

[Autoesporte]

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