22 de janeiro de 2013

Protótipos OLED 4K mostram os “TVs do futuro”



Nesta CES, todo mundo estava aguardando a estreia (pra valer) dos TVs OLED, que já tinham sido exibidos por Samsung e LG no ano passado, e os novos modelos de TVs 4K, já que os primeiros (LG e Sony) saíram no final de 2012. Pois bem. A surpresa, para muitos, foi constatar que já existem, embora ainda na forma de protótipos, TVs OLED 4K, ou seja, reunindo as duas tecnologias que, para a maioria dos especialistas, irão dominar o mercado ao longo desta década.

O privilégio é das japonesas Sony e Panasonic, que atraíram olhares curiosos para seus enormes estandes no Las Vegas Convention Center. Embora não tão grandes (para os padrões atuais, especialmente num evento como este), os protótipos OLED das duas marcas são de encher os olhos. Sua imagem deixa para trás qualquer outra que você possa ter visto até hoje, e isso vale também para os cerca de 6 mil jornalistas especializados que estão cobrindo o evento.

Curiosamente, os dois aparelhos têm especificações similares. A tela é de 56 polegadas (contra 55″ dos fabricantes coreanos), o peso gira em torno de 12kg e a espessura, pouco mais de 1,5cm. Olhando de longe, parecem um dos TVs ultrafinos que já temos no Brasil, com painel de led. Mas OLED (Organic Light-emitting Diode) é uma tecnologia bem diferente, muito mais sofisticada e, por enquanto, cara. Aspectos como definição, contraste, ângulo de visão, tempo de resposta e clareza das cores chamam a atenção de todos, mesmo exibindo imagens convencionais de um disco Blu-ray, por exemplo.

Segundo a Sony, o projeto OLED 4K está sendo desenvolvido em conjunto com a taiwanesa AU Optronics (AUO), um dos maiores fabricantes mundiais de displays. A Panasonic não divulgou especificações, nem detalhes sobre seu produto, mas no ano passado as duas empresas japonesas assinaram um acordo de cooperação justamente para trabalharem juntas na tecnologia OLED. Seja como for, ainda não há prazo definido para o produto chegar ao mercado.

[HT]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.