25 de janeiro de 2013

França lança primeiro canal de TV dedicado ao 4K

Televisões 4k, com resolução quatro vezes superior ao HD (1080p), atraíram holofotes na CES, feira de eletrônicos que aconteceu na semana passada, em Las Vegas.

Mas de nada adianta ter pixels que enchem os olhos com tamanha nitidez, se não há programação especificamente desenvolvida para o formato – e canais dispostos a divulgá-la.

Para atender a esta última demanda, a Eutelsat Communications, emissora francesa de TV via satélite, anunciou ser a primeira no mundo a exibir conteúdo exclusivamente captado em 4K. O grupo se posiciona como a maior empresa do setor na Europa.

A demonstração incial foi ao ar em oito de janeiro com resolução 3,840 x 2,160 e 50 frames por segundo.  O conteúdo é codificado em MPEG-4 e transmitido em streamings Quad HD de 40 Mbit/s. Só conseguirá ver as imagens quem tiver uma TV 4k.

A tecnologia deve demorar a se popularizar. Os modelos revelados na CES têm preços que impressionam tanto quanto a qualidadade de suas imagens. A televisão da Samsung de 84 polegadas, por exemplo, entrou em pré-venda por US$ 38 mil, ou seja, cerca de R$ 74 mil.

[Olhardigital]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.