20 de janeiro de 2013

Tecnologia 4K vira campo de batalha tecnológica


Depois de Sony e LG, que no final do ano passado lançaram em vários países (inclusive no Brasil) os primeiros TVs da geração 4K, na CES 2013 o que estamos vendo é uma verdadeira batalha tecnológica entre os principais fabricantes. Enquanto aqueles dois modelos possuem tela de 84 polegadas, em Las Vegas a Samsung apareceu com um modelo de 85" - e, de quebra, apresentou outro, de 110", cuja viabilidade comercial ainda está sendo estudada.

Não por acaso, a entrevista coletiva para a estreia do produto perante os jornalistas foi a mais concorrida da CES (a certa altura, as portas tiveram de ser fechadas). “Estamos apresentando a próxima fronteira dos TVs”, anunciou Tim Baxter, presidente Samsung USA, apontando no palco o esperado modelo S9, de 85". Como os concorrentes, trata-se de um TV avançadíssimo, equipador com processador de núcleo quádruplo, reconhecimento de voz, comunicação sem fio e, é claro, acesso à internet e a todos os aplicativos smart da empresa. As vendas devem começar em março nos EUA e na Coreia (ainda não há previsão para o mercado brasileiro).

Ao lado desse TV, a Samsung colocou em seu estande outros dois modelos maiores, de 95" e 110", que por enquanto não têm data de lançamento. Também como os concorrentes, todos eles são do tipo LED-LCD, com painel interno Edge-lit. A tecnologia Ultra-HD, popularmente conhecida como "4K", permite reproduzir imagens com resolução quatro vezes maior que a dos atuais TVs Full-HD. Para se diferenciar da concorrência, a Samsung criou um design em que a tela fica suspensa em uma moldura de metal, que não pode ser removida.

Sabendo que, por enquanto, poucos usuários terão condições de adquirir esses TVs, a Samsung, assim como a maioria dos concorrentes, está ampliando a oferta de TVs LED-LCD Full-HD, de tamanhos maiores. Aqui na CES, estão sendo demonstrados modelos 3D de 46", 55", 60", 65" e 75" - este último já disponível no Brasil. Todos também com sensores de voz e gestos, Wi-Fi embutido, aplicativos smart e novos processadores de vídeo.

[HT]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.