18 de janeiro de 2013

Download em 4K é o próximo desafio da indústria



Em meio ao processo de reestruturação do grupo, que busca recuperar a liderança mundial em TVs, a Sony anunciou na CES 2013 uma nova estratégia visando dominar todo o eco-sistema da tecnologia Ultra-HD (também chamada 4K). Além de usar o estúdio de cinema Sony Pictures e sua produtora Sony Television, com seus vastos catálogos de filmes e séries, que agora passam a ser produzidos também em 4K, a estratégia prevê facilitar ao consumidor o acesso a esse tipo de conteúdo, das mais variadas formas.

"Já somos líderes em projetores 4K para cinemas, com mais de 11 mil salas ao redor do mundo", afirmou o CEO do grupo, Kazuo Hirai. "O próximo desafio é fazer nossos conteúdos UHD chegarem ao consumidor, não importa quais sejam os aparelhos que ele esteja usando." Esse discurso serviu, na última segunda-feira, como introdução para mostrar o que todos esperavam: a nova linha de TVs 4K da Sony, que em novembro havia lançado seu modelo de 84" (XBR-84X900), à venda inclusive no Brasil. “Sabemos que um TV de 84″ não é acessível a todo mundo”, disse o inglês Phil Molineux, diretor da área de TVs, ao exibir dois novos modelos 4K, com 55″ e 65″, informando que terão “preço mais acessível”. Carlos Paschoal, diretor de marketing da Sony Brasil, confirmou que esses produtos chegarão em breve ao mercado brasileiro.

Indo mais longe, Hirai apresentou o protótipo de um TV 4K OLED, com 56″, apontado como padrão para os próximos anos - para decepção de todos, o aparelho acabou falhando na hora da apresentação. Hirai voltou então a falar do plano de levar conteúdos 4K através de todas as formas possíveis de distribuição. Este ano, a Sony promete oferecer aos usuários de seus produtos um sistema de download em UHD, com filmes da Sony Pictures e também de outros estúdios.

"Além disso, o usuário poderá criar seus próprios conteúdos em UHD", acrescentou Hirai, apontando para o primeiro protótipo de câmera 4K destinada ao consumidor (a empresa trouxe a Las Vegas também dois novos modelos de câmeras profissionais 4K e um projetor compacto que reproduz imagens nesse padrão).

A preocupação em tornar mais acessíveis os conteúdos 4K, hoje praticamente inexistentes, é também de outros fabricantes. Também na CES 2013, a Samsung está demonstrando um novo processamento de vídeo destinado a melhorar a qualidade dos materiais baixados da internet; e anunciou também uma parceria com a Netflix, que permitirá aos assinantes do serviço assistir aos filmes em resolução 4K usando TVs Samsung.

[HT]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.