12 de agosto de 2011

O que teremos na IFA


Conforme vai se aproximando a edição 2011 da IFA, marcada para 2 a 7 de setembro em Berlim, surgem mais notícias sobre as possíveis inovações a ser demonstradas nesse que é o mais importante evento de tecnologia de consumo da Europa. São esperados, por exemplo, os primeiros TVs 3D de tela grande autoestereoscópicos, ou seja, que dispensam a necessidade de óculos; assim como OLEDs maiores do que 40 polegadas (o maior que vimos até agora tinha 31″). Há expectativa também sobre a possibilidade de as grandes redes de TV europeias apresentarem conteúdos 3D distribuídos via broadcast (TV aberta) ou cabo. Por falar nisso, parece que a Sony tem pronto um serviço de streaming em 3D, a ser disponibilizado em sua rede Bravia Internet TV, em formato video-on-demand – a empresa japonesa é um dos maiores expositores da IFA.

Uma novidade já confirmada, e que deve ser bem interessante de ver (embora não seja propriamente um produto de consumo), é a primeira rede sem fio baseada em leds. Sim, o famoso Instituto Fraunhofer HHI (Heinrich Hertz Institute) - que sempre expõe inovações na IFA – anunciou uma solução fantástica chamada VLC (Visible Light Communication). Basicamente, utiliza-se a eficiência dos leds (diodos emissores de luz) para transmitir dados. Um led instalado no teto de uma sala (como na ilustração acima) pode se comunicar com sensores embutidos em aparelhos como TVs e notebooks, por exemplo, enviando e recebendo informações à incrível velocidade de 100 Megabits por segundo.

Klaus-Dieter Langer, diretor do projeto, disse ao site ZD Net que os técnicos do HHI já conseguiram atingir até 800Mbps. “O mesmo diodo que ilumina a sala pode transmitir dados”, diz ele. “Com a ajuda de um modulador, conseguimos ligar e desligar a luz numa velocidade imperceptível aos olhos, convertendo sinais luminosos em uns e zeros. Um decodificador embutido no laptop capta esses sinais e os transforma em impulsos elétricos”.

Langer diz que, a princípio, esse tipo de dispositivo seria usado em locais como centros cirúrgicos e salas de controle crítico. Mas, com os leds tomando conta de tudo, como estamos vendo, não é difícil que daqui a alguns anos possamos ter em nossas casas redes VLC em lugar das atuais WiFi.

Para os interessados, sugiro uma visita aos hot sites exclusivos que montamos sobre as edições 2008, 2009 e 2010 da IFA. Tem muita coisa legal.

[Orlandobarrozo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.