24 de agosto de 2011

A meta é ser zen


Na manhã do dia 6 de junho, 80 executivos de empresas como Alcoa, Bradesco, Suzano e Natura assistiram a um seminário em São Paulo. O palestrante era um convidado pouco usual para reuniões em empresas: o lama (sacerdote budista) Michel Rinpoche, um paulista que mora na Itália e trabalha para a Lama Gangchen World Peace Foundation. Ele foi convidado pela Câmera Americana de Comércio (AmCham) para dar conselhos antiestresse. Escolhemos dois:

1. “Quando entrar numa nova empresa, não tente parecer alguém que você não é.” Segundo Rinpoche, a energia gasta para sustentar essa imagem provoca estresse. “Manter uma imagem paralela é extremamente cansativo.” Com o tempo, a tendência é retomar o comportamento costumeiro.

2. É inútil criar expectativas baseadas em como o mercado e a empresa deveriam ser. A cada 15 dias, atualize sua análise de como e quanto a realidade mudou. “Também não devemos ficar presos à imagem que temos de nós mesmos. Passamos por experiências, mudamos.”

Segundo Rinpoche, o que estressa não é o trabalho em si, mas os conflitos diários relacionados às nossas expectativas, à inveja, ao convívio com os colegas.

[Globo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.