28 de agosto de 2011

IFA 2011 verá disputa entre 3D, tablets e web TVs


Imagens tridimensionais, comunicação móvel e redes "em nuvem" que podem ser acessadas pela tela do TV deverão ser as três principais atrações da edição 2011 da IFA, que será aberta no próximo dia 2. Mais importante evento de tecnologia eletrônica de consumo da Europa, a IFA será realizada mais uma vez em Berlim, capital da Alemanha, país que hoje lidera o esforço europeu para combater a crise econômica.

A disputa entre as tecnologias de TV 3D com óculos ativo e passivo, que já chegou também ao Brasil, irá ganhar na IFA novos contornos, com a demonstração de diversos sistemas 3D que não necessitam de óculos. Pelo menos três fabricantes - Toshiba, LG e Philips - confirmaram que irão exibir soluções desse tipo; a primeira, inclusive, já lançou no Japão seu primeiro modelo de TV 3D sem óculos (tecnicamente, "autoestereoscópico").

Na Europa, já estão sendo levadas ao ar transmissões de televisão em 3D. Durante a IFA, será inaugurado o Entertain, primeiro canal de TV paga da Alemanha com 24 horas diárias de conteúdo em 3D, incluindo cobertura de eventos ao vivo, como jogos de futebol (o canal será captado em vários países europeus).

Outra tendência que a IFA deverá registrar é a popularização do sistema operacional Android, da Google, agora adaptado às telas de TV. Vários fabricantes de conversores irão expor no evento, com soluções que permitem navegar pela internet, baixar e editar documentos, ouvir música e assistir a vídeos usando interfaces semelhantes às dos smartphones Android. Indiretamente, a Google apoia essas empresas, principalmente agora que suas relações estão estremecidas com os fabricantes de celulares, após sua decisão de adquirir o controle da Motorola.

Outro segmento em que deverão ser mostradas muitas novidades no evento é o de web TVs (ou "TVs conectados), que alguns fabricantes estão chamando de Smart TVs ("TVs inteligentes"). Em parceria com grandes provedores de conteúdo, os principais fabricantes querem usar a IFA como palco para demonstrar que essa é uma tendência irreversível da indústria - ao contrário de outras feiras internacionais, a IFA abre ao público no fim de semana de 3 e 4 de setembro.

Muitos desses consumidores poderão assistir, por exemplo, a demonstrações de video-on-demand, IPTV e vídeo WiFi, em estandes como os da Samsung, Sony, LG, Panasonic, da operadora alemã Deutsche Telekom e do Instituto Fraunhofer, especializado em pesquisas tecnológicas.

Finalmente, no setor de mobilidade, a maior atração serão os tablets com sistema operacional Honeycomb, variação do Android. Como a Apple não participa da IFA, todas as atenções estarão voltadas para seus concorrentes, como Samsung (que irá apresentar a nova geração do Galaxy Tab), LG (que promete um tablet 3D) e Sony (que entra nesse segmento com dois modelos), entre outros fabricantes.

[HT]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.