29 de agosto de 2011

Mercado brasileiro entra na era do media center


A queda nos preços e a facilidade de conexão está produzindo uma nova categoria de produto dentro do mercado de eletrônicos de consumo. Com a popularização dos chamados "TVs conectados", que podem acessar a internet e até mesmo redes sem fio sem auxílio de um computador, ficou mais fácil para o usuário descobrir novas utilidades em seu equipamento.

A partir de setembro, essa tendência de mercado começa a se delinear no Brasil. Além de ampliarem a oferta dos chamados Smart TVs, que são televisores com capacidade de integração a outros aparelhos, os principais fabricantes estão criando alternativas ainda mais avançadas. A LG, por exemplo, está lançando o Smart Upgrader (foto), é uma pequena caixa de conversão que permite levar a internet a qualquer televisor, mesmo que seja de outra marca. Ao usuário, basta uma conexão de banda larga e uma entrada HDMI no TV.

"Estamos apostando muito nessa solução", diz Raquel Martins, gerente de produto da LG. "O usuário vai poder não só acessar a internet pelo seu TV, como também transformá-lo numa central de mídia sem fio, usando o receptor Wi-Fi N integrado ao Smart Upgrader".

O minúsculo acessório (cabe na palma da mão) é compatível com redes residenciais que usam o protocolo DLNA e também com o padrão Wi-Fi Direct, que está chegando ao mercado através de vários fabricantes.

O Smart Upgrader (também conhecido pelo nome genério de "media box") possui navegador próprio e dá acesso a vários aplicativos da própria LG, como UOL, Saraiva Video Store e conteúdos especiais da MTV e da revista Caras. O fabricante montou ainda uma loja de aplicativos própria, que já oferece programas como o Mobile Control: qualquer celular Android se transforma em controle remoto para operá-lo.

Na mesma linha, a empresa chinesa D-Link está colocando no mercado o media center Boxee Box, cujo diferencial está no design (um pequeno cubo que pode ser acoplado a qualquer TV) e num software exclusivo, que dá acesso à internet e a uma série de serviços. Através do aparelho - que tem preço sugerido de R$ 899 - o usuário pode acessar até arquivos armazenados em um computador ou HD externo, além de navegar na internet pela tela do TV usando o navegador do Boxee Box. "Queremos criar comunidades para que os proprietários de Boxee Box em todo o mundo interajam entre si", dizTaciano Pugliesi, gerente de produto da D-Link.

[HT]

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