15 de fevereiro de 2011

Design e tecnologia mudam cenário nas cidades

Wi-Fi gratuito por todo lado, ruas dedicadas a transporte público livre de engarrafamentos e sem desperdício nas emissões de carbono. Todos estes são atributos de projetos das “cidades do futuro” que já estão sendo construídos em Londres, Paris, Tóquio e Abu Dhabi.

Listadas pelo site Travel + Leisure, as cidades do futuro entram no ranking não apenas pelo visual arrojado das construções, mas pelas soluções que oferecem para velhos problemas.

O Brasil aparece na lista com a cidade de Curitiba, no Paraná, que criou o BRT (Bus Rapid Transit), um sistema integrado de transporte público com veículos articulados que trafega em vias elevadas. Hoje, o sistema é usado por quase 90% da população, com cartões pré-pagos, que não depende do trânsito para chegar a tempo ao trabalho ou à escola.

Do outro lado do mundo, a construção da cidade de Masdar, a alguns quilômetros de Abu Dhabi, será concluída até o final de 2020, embora algumas partes sejam inauguradas nos próximos anos. A cidade planejada é climatizada e inteiramente coberta. Masdar contará com reciclagem de água e um veto a carros particulares. A idéia é que os visitantes e moradores utilizem o sistema de transporte público que será movido a energia solar.

Cidade de Masdar, a alguns quilômetros de Abu Dhabi: bolha climatizada que vai proibir carros

Usando o mesmo tom sustentável, a cidade de Dezhou, no norte da China, criou um “vale solar” com as lâmpadas das ruas e as piscinas aquecidas com energia solar. Segundo dados do governo chinês, cerca de 80% dos edifícios contam com aquecedores com essa energia.

O trânsito é um dos maiores problemas dos grandes centros urbanos. Na China, o uso de bicicletas é uma forma de aliviar o tráfego e a poluição. Um esquema do governo com bicicletas públicas já tem mais de 50 mil usuários. Em Hangzhou, a primeira hora é gratuita.

E em Tallinn, na Estônia, o governo promove a inclusão de internet e banda larga, oferecendo Wi-Fi nos parques, museus, café e trens. O mesmo já acontece em Minneapolis, nos Estados Unidos, onde 80% da cidade conta com conexão de internet – embora os usuários tenham de pagar uma taxa para uso em determinadas áreas.

Mas o que tem chamado mais atenção são os projetos de construções incríveis, muitas inspiradas na natureza, que começam a ser erguidas ao redor do mundo. Em Taiwan, um edifício utiliza o conceito das plantas para criar decks de observação da cidade em “folhas” que parecem flutuar sobre a cidade. Em Tóquio, uma pirâmide deve preencher a Baía de Tóquio, enquanto em Londres a construção da Shard, a torre mais alta da Europa, será concluída até os Jogos Olímpicos de 2012.

[Globo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.